Da BNCC para o livro didático de português do Ensino Médio: concepções de língua, texto e gêneros discursivos

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.948

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de língua, texto e gêneros discursivos/textuais presentes em um livro didático de português, cotejando-as com as prescrições da BNCC do Ensino Médio para o ensino de língua. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como qualitativa de viés interpretativista, classificada, quanto aos seus objetivos, como descritiva e, de acordo com os procedimentos, como pesquisa bibliográfica e documental. O corpus do estudo constitui-se do manual do professor da obra didática “Se liga nas linguagens” (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020). Fundamentamos nossas análises nos estudos de Bakhtin (2003), Bronckart (2003, 1999), Marcuschi (2008), entre outros autores. As breves análises empreendidas neste trabalho demonstraram que as concepções convocadas na BNCC encontram inspiração principalmente na visão enunciativo-discursiva de língua e linguagem (Bakhtin), influenciando diretamente a proposição dos materiais didáticos, nos quais reverberam tal visão de língua que dialoga com uma perspectiva sociointeracionista de ensino.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Alves, V. . R. O. (2022). Da BNCC para o livro didático de português do Ensino Médio: concepções de língua, texto e gêneros discursivos. Pesquisa E Ensino, 3(1), 189–201. https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.948