Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências

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https://doi.org/10.37853/pqe.e202021

Abstract

A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia que utiliza o problema da vida real para direcionar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste artigo foi construir um estudo de Revisão Sistemática para identificar um breve estado da arte da utilização do método PBL no processo de ensino e aprendizagem no Ensino das Ciências na educação básica. A revisão sistemática (RS) é um método de análise eficaz por permitir emergir tendências de novas pesquisas no campo acadêmico. Para isso, realizou-se uma RS de artigos científicos em eventos e revistas na área de educação, e teses e dissertações em biblioteca digital no período de 2008 a 2018, utilizando os termos Problem based learning (PBL) e Aprendizagem baseada em problemas. Considerou-se 32 produções acadêmicas elegíveis, submetidas à leitura integral e a análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial da PBL na educação básica, podendo ser aplicada na construção de conceitos científicos, entretanto quando se trata de formação de professores os cursos de curta duração em universidades ainda é o modelo predominante.

Palavras-chave: Revisão sistemática. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino de ciências.

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Published

2020-07-03

How to Cite

da Silva, J. T., & da Silva, I. M. (2020). Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências. Pesquisa E Ensino, 1, e202021. https://doi.org/10.37853/pqe.e202021

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Artigos