A transposição didática interna do objeto matemático medidas de tempo por meio de materiais manipuláveis no ensino de surdos na EJA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37853/202104

Abstract

Este texto tem por escopo relatar uma experiência didática posta em prática com alunos surdos em uma turma da Fase I, Terceira Etapa da Educação de Jovens e Adultos, na qual materiais manipuláveis, reproduzindo relógios, foram criados e utilizados como apoio na realização da transposição didática interna do saber matemático Medidas de Tempo. Essa opção foi feita a partir do pressuposto de que os surdos apreendem o mundo pela visão e assim, considerou-se que recursos visuais poderiam se constituir em suporte para a construção do conceito em questão. Os resultados alcançados, a partir da análise da experiência realizada, considerando a teoria de sustentação do trabalho – Teoria da Transposição Didática –, apontaram para a eficácia dos materiais manipuláveis produzidos e explorados pelos estudantes em atividades realizadas em grupo, se constituindo, portanto, em uma maneira pertinente de transposição didática interna do saber matemático estudado em um contexto escolar bilíngue para surdos.

Palavras-chave: Ensino de matemática para surdos. Educação de jovens e adultos. Medidas de tempo. Materiais manipuláveis. Teoria da transposição didática.

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Published

2021-02-22

How to Cite

Morás, N. A. B., Nogueira, C. M. I. ., & Boscarioli, C. . (2021). A transposição didática interna do objeto matemático medidas de tempo por meio de materiais manipuláveis no ensino de surdos na EJA. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202104. https://doi.org/10.37853/202104

Issue

Section

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos