Tecnologias no Ensino Superior: uso do GeoGebra mobile como ferramenta didática
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202044Abstract
Na busca por uma participação ativa dos discentes no processo de ensino e aprendizagem, alternativas são propostas e podem considerar recursos tecnológicos como aliados na apropriação adequada de conhecimentos. Então, é proposto uma intervenção didática auxiliada pelo aplicativo GeoGebra Mobile em duas e três dimensões como ação facilitadora e motivadora no ensino e aprendizagem de integrais duplas e triplas durante as aulas de cálculo diferencial e integral. Com o uso do aplicativo, os discentes foram capazes de interagir com as interfaces gráficas e fazer as interpretações das atividades solicitadas, bem como desenvolver resoluções satisfatórias para os problemas propostos em avaliação de aprendizagem, o que mostra que as tecnologias móveis podem ser consideradas como agentes facilitadores no ensino de integrais múltiplas.
Palavras-chave: Tecnologia móvel. Interação. Ensino e aprendizagem. Integrais.
Downloads
References
Abar, C. A. A. P. & Alencar, S. V. (2013). A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema, 27(46), 349-365. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/bolema/v27n46/v27n46a02.pdf>. Acesso em 12 de setembro de 2020.
Alvarenga, K. B.; Dorr, R. C. & Vieira, V. D. (2016). O ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: características e interseções no centro-oeste brasileiro. Revista Brasileira de Ensino Superior, 2(4), 46-57.
Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1518>. Acesso em 05 de janeiro de 2020.
Diógenes, R. (2019). Geometria diferencial de curvas planas com GeoGebra. Professor de Matemática Online, 7(2), 226-233. Disponível em: <http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/2019/10/art18_vol7_2019_SBM_PMO-final.pdf>. Acesso em 30 de novembro de 2019.
Feitosa, M. C., Aquino, A. A. & Lavor, O. P. (2020). Ensino de Retas e Planos com Auxílio do Software GeoGebra 3D Mobile. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8(2), 374-391. Disponível em: < https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10042/pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
Feitosa, M. C., Aquino, A. A., Sousa, B. F. & Lavor, O. P. (2020). O Uso do GeoGebra como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Funções Inversas e Logarítmicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, 6(2), e2003. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3952/2737>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
Fusco, C. A. S. & Ziccardi, L. R. N. (2019). Aprendizagem Significativa de Matemática em um Curso Superior de Engenharia Utilizando o GeoGebra. Ensino da Matemática em Debate, 6(2), 84-95. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/42204>. Acesso em 02 de dezembro de 2019.
GeoGebra. Disponível em: <https://www.geogebra.org/download>. Acesso em 02 de dezembro de 2019.
Henriques, A.; Nagamine, A. & Nagamine, C. M. L. (2012). Reflexões Sobre Análise Institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. Bolema, 26(44), 1261-1288. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v26n44/08.pdf>. Acesso em 30 de dezembro de 2019.
Leite, B. S. (2020). Estudo do corpus latente da internet sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências. Pesquisa e Ensino, 1, e202012. https://doi.org/10.37853/pqe.e202012
Lima, G. L.; Bianchini, B. L. & Gomes, E. (2017). Cálculo e análise: Mapeamento das Pesquisas do GT04 – Educação Matemática no Ensino Superior. Vidya, 37(2), 317-334. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/download/2009/1946>. Acesso em 30 de dezembro de 2019.
Lima, J. & Freitas, L. R. (2018). O Uso do Software GeoGebra para o Estudo de Problemas de Otimização no Ensino Médio. Professor de Matemática Online, 6(1), 1-21. Disponível em: <http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/06/23maio_Artigo_Lima_e_Freitas.pdf>. Acesso em 30 de novembro de 2019.
Marques, S. A. S. S. (2016). A Utilização de Um PCOC Materializado na Impressora 3D para o Ensino e Aprendizagem de Integrais Duplas. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6686_3876_ID.pdf>. Acesso em 18 de novembro de 2019.
Ortega, R. & Abbeg, T. (2016). História, resolução numérica e GeoGebra no ensino de equações algébricas. Professor de Matemática Online, 4(1), 5-20. Disponível em: <http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/2016/02/pmo-sbm-v004-n001-ortega-junior-e-abbeg.pdf>. Acesso em 30 de novembro de 2019.
Ruis, L. S.; Tamariz, A. D. R. & Batista, S. C. F. (2019). Mobile games de entretenimento em práticas pedagógicas interdisciplinares. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 17(1), 345-354. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/95841>. Acesso em 30 de novembro de 2019.
Silva, P. F. (2019). O uso das Tecnologias Digitais como Ferramentas Cognitivas. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 17(2), 76-86. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/96588>. Acesso em 30 de novembro de 2019.