Videoaulas no contexto de alunos PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.37853/202110Abstract
Este trabalho traz um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de Tecnologias e Educação Matemática. O estudo investigou como a utilização de videoaulas com conteúdos de Matemática pode contribuir na aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma turma do PROEJA de um Instituto Federal no município de Pelotas, RS. O trabalho foi norteado por uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) para examinar os dados coletados e deles emergiram quatro categorias: a reflexão da professora sobre a utilização das videoaulas; a realização profissional da professora de ensinar na EJA; os relatos dos alunos sobre suas experiências escolares e a opinião dos alunos do PROEJA sobre a utilização das videoaulas.
Palavras-chave: Videoaulas. Prática docente. EJA.
Downloads
References
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Borba, M. C., Silva, R. S. R. & Gadanidis, G. (2016) Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Fonseca, M. C. F. R. (2012). Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Gadotti, M. (2008). MOVA por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire.
Gouveia, D. S. M. & Silva, A. M. T. (2015) A Formação Educacional na EJA: Dilemas e representações sociais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 749-767, Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983- 21172015000300749&script=sci_abstract&tlng=pt . Retirado em: 27 de agosto, 2017
Guimarães, D. L.; Iahn, L. F.; Bentes, R. F. (2010) Videoaulas uma realidade sendo adotada nas Instituições de Ensino e nas Corporações. In: 16o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Foz do Iguaçu – PR. Anais eletrônicos… Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010163950.pdf Retirado em: 04 de dezembro, 2017
Januário, G.; Freitas, A. V. & Lima, K. (2014) Pesquisas e Documentos Curriculares no Âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 536-556. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v28n49/1980-4415-bolema-28-49-0536.pdf. Retirado em: 27 de agosto, 2017.
Lupi, M. E. A. (2019). Utilização de Videoaulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/4583/1/d_2017___Marcia.pdf Retirado em 01 de novembro, 2019.
Moran, J. M. (1995). O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação, São Paulo (SP): p. 27 a 35. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851 Retirado em: 27 de agosto, 2017.
Moran, J. M. (2012). A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus.
Pedroso, R. R., Volpin, G. B. C., & Mazzeu, F. J. C. (2021). Vivências escolares de jovens em conflito com a lei na EJA: o significado social e o sentido pessoal da escola pública . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202109. https://doi.org/10.37853/202109
Porto, T. M. E. (2009). Inserções de Tecnologias e meios de comunicação em escolas públicas do ensino fundamental: uma realidade em estudo. Linhas. Fl n l (SC), v. 10, n. 02, p. 34 – 59, jul./dez. 2009.
Streck, D. R. (2012). Territórios de Resistência e criatividade: reflexões sobre os lugares da educação popular. Revista Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 185-198. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/streck.pdf. Retirado em 10 de março, 2019.
Thiolent, M. (1986). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados.