O ensino de Matemática em tempos de pandemia: o uso do aplicativo photomath como recurso didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202132

Resumo

No ano de 2020 ocorreram muitas mudanças no processo de ensino e aprendizagem, em virtude da Pandemia, escolas/professores tiveram que se reinventar a uma nova realidade educacional. Nessa perspectiva, a presente pesquisa trouxe um relato de experiência, descrevendo a apresentação e a utilização do aplicativo Photomath, aplicado ao conteúdo de expressão numérica aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola da rede privada da cidade de Londrina, estado do Paraná, no período de maio a julho, com o intuito de propor que o ensino da Matemática, no contexto escolar, pudesse ser eficaz, desvelando o bônus que um recurso tecnológico apresenta em relação ao suporte da prática de ensino.  A pesquisa se configura como qualitativa, com os métodos e procedimentos ancorados nas narrativas sobre os desafios e dificuldades enfrentados pelos alunos e professores em sala de aula. Concluiu-se, que a utilização do aplicativo enquanto recurso didático trouxe benefícios à aprendizagem dos alunos, uma vez que, garantiu o envolvimento, a atenção e a participação do grupo.

Palavras-chave: Photomath. Aplicativos. Matemática. Expressão numérica. Aulas remotas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-15

Como Citar

Cardoso, M. das G., Lança, J. F., & Souza, M. de. (2021). O ensino de Matemática em tempos de pandemia: o uso do aplicativo photomath como recurso didático. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202132. https://doi.org/10.37853/202132

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia