A aprendizagem de Gestão Empresarial nos cursos de Engenharia: relato de experiência avaliativa numa disciplina híbrida

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202134

Abstract

Ensinar Gestão Estratégica nunca foi fácil ainda mais para áreas técnicas como Engenharias. Pensando na necessidade de formação integral do Engenheiro e da importância de conceitos como planejamento, organização, direção, controle, sustentabilidade, entre outros.  na atuação profissional, a UNAERP assumiu o compromisso de ofertar uma disciplina que não só tratasse desses assuntos, como os integrasse à área de Formação do engenheiro.  Com a necessidade de avaliação do aprendizado e o momento pandêmico que se vive, mecanismos foram inovados a fim de satisfazer ao objetivo da disciplina, do curso e de formação individual dos discentes. A metodologia escolhida para avaliar conhecimento e competência adquirida foi a observação reflexiva de filmes que procurou avaliar a capacidade de reconhecer os conteúdos da disciplina. A técnica utilizada comprovou não apenas ser efetiva como também, durante o período de avaliação, oportunizou uma autoavaliação e, consequentemente, a melhoria de aprendizagem de conceitos sobre gestão.

Palavras-chave: Gestão empresarial. Filmes. Avaliação formativa. Ensino de engenharia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Angelo, T. A. & Cross, P. K. (1999). Classroom assessment techniques. San Francisco: Jossey-Bass.

Bianchi, k. S., Pacagnella Júnior & A. C., terra, l. A. A. Engenheiros como gerentes de projetos: dificuldades e lacunas de formação. ENGEVISTA, 19(.2), 256-266. Disponível em: https://periodicos.uff.br/engevista/article/view/9100. Acesso em: 06 out 2020.

Ferraz, A. P. C. M. & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão de Produção, São Carlos, 17(2), 421-431. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000200015&lng=en&nrm=iso.

Fleury, M. T. L.; & Sarsur, A. M. (2007). O quadro-negro como tela: o uso do filme Nenhum a menos como recurso de aprendizagem em gestão por competências. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, 5 (1), 01-17. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512007000100004&lng=en&nrm=iso>.

Fontoura, J. S. D. (2020). Os Cursos Superiores em Tecnologia do IFRS – Porto Alegre: os modelos de gestão na/da Educação Superior. Pesquisa E Ensino, 1, e202006. https://doi.org/10.37853/pqe.e202006

Honorio, A. C. O (2015). Engenheiro como gestor de empresas, 2015. Disponível em: https://betaeq.com.br/index.php/2015/08/13/o-engenheiro-como-gestor-de-empresas/.

Marcheti, A.P.C. (2020). Rubricas: um importante instrumento para correção de desempenho discente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, 6 (16), 58-76.

Melo, R. R. (2018). Análise de perfis de liderança autoritário forte e participativo no filme A Fuga das galinhas segundo a tipologia de likert. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza. Retirado em 14 de julho de 2020 de: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38767.

Miranda, et al. (2017). O uso do filme de animação no ensino de administração. monstros s.a. como estudo de caso exemplar. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 18, 160-181. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/4178/3196.

Porto, S. (2005). An Introduction to the power of rubrics. Disponível em: http://contentdm.umuc.edu/digital/collection/p16240coll5/id/18.

Reddy, M. Y. & Andrade, H. (2010). A review of rubric use in higher education. Assessment & Evaluation In Higher Education. 35 (4) 435-448. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/02602930902862859.

Silva, J. L. S. (2018) Indústria 4.0: Competências e efeitos no processo de ensino-aprendizagem para a formação do perfil profissional com ênfase na engenharia Monografia - Docência no Ensino Superior. Universidade de Campinas, Campinas. Retirado em 28 de julho de 2020, de: https://www.researchgate.net/publication/327680082.

Published

2021-05-04

How to Cite

Marcheti, A. P. do C., & Melo, A. de S. (2021). A aprendizagem de Gestão Empresarial nos cursos de Engenharia: relato de experiência avaliativa numa disciplina híbrida. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202134. https://doi.org/10.37853/pqe.e202134

Issue

Section

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia