Tecnologias digitais como ferramentas didáticas mediadoras das práticas educativas

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.857

Resumo

As relações entre os sujeitos contemporâneos e as tecnologias digitais incidem cada vez mais a necessidade de uma compreensão sobre sua prática também no ambiente escolar. Neste sentido, este estudo busca compreender se as tecnologias digitais utilizadas nas práticas educativas e as formas de utilização as tornam ferramentas didáticas mediadoras das aprendizagens dos estudantes. Este se constitui como um estudo qualitativo, de caráter exploratório-explicativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e de campo, no ano de 2020, com um grupo de professoras da rede municipal de Londrina que já utilizaram alguma tecnologia digital em suas práticas educativas. Os resultados indicam que a mediação ocorreu a partir do uso intencional das tecnologias digitais, gerando aspectos positivos para o processo de aprendizagem. Ainda foi possível contatar que as formas de utilização das tecnologias digitais apresentaram evidências de autonomia dos estudantes, interação entre os sujeitos, novos entendimentos sobre os conceitos e outras formas de construir o conhecimento.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Mediação. Aprendizagem. Práticas Educativas.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Silva, J. V. da ., & Moraes, D. A. F. de. (2021). Tecnologias digitais como ferramentas didáticas mediadoras das práticas educativas. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202143. https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.857

Edição

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Artigos