O ensino de Estatística durante a pandemia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.859Abstract
O objetivo deste texto é apresentar um relato de experiência sobre o ensino de conteúdos da Estatística. As aulas foram destinadas a três turmas, todas do último ano, sendo duas do ensino médio e uma do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Ocorreram durante a pandemia, no segundo semestre de 2020. Neste sentido, discutimos os limites, dificuldades e desafios do ensino-aprendizagem da Matemática, neste momento de modalidade remota, entre aulas síncronas e assíncronas. A atividade avaliativa proposta foi que os alunos, divididos em grupos, realizassem uma pesquisa por amostragem, porém houve etapas a serem cumpridas pelos grupos, tais como elaboração de questionário, elaboração e edição de gráficos. Os resultados mostram que foi essa proposta possibilitou a interação entre alunos, utilização de ferramentas digitais e produção textual. A temática mais abordada foi relacionada aos hábitos na pandemia.
Palavras-chave: Ensino médio. Educação estatística. Gráficos estatísticos.
Downloads
References
Almeida, A., Nunes, L.F. & Silva, V. T. (2021). Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms. Pesquisa e Ensino, 2, e202127. https://doi.org/ 10.37853/pqe.e202127
Brasil (2002a). Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
Brasil (2002b). Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio – orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC,. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf
Brasil (2006). Orientações Curriculares para o ensino médio; volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf
Brasil (2017). Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 16 de fevereiro de 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Gonçalves, A. M. F., Junior, G dos S., Pereira, C. S. & Dias, C. de F. B. (2019). Ensino de Estatística no Ensino Médio: uma proposta interdisciplinar entre matemática e educação física Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 10(3). Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/241150
Monte, M. J. & Carvalho, L. M. T. L. (2017). Educação estatística: uma revisão sistemática da literatura sobre o trabalho com tabelas e gráficos no ensino médio. Anais da VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul – Brasil. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/6713
Oliveira, A. F. & Rosa, D. E.G. (2020). A Estatística no Ensino Médio: em busca da contextualização. Zetetiké, Campinas, SP, v.28, p.1-18. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657024
Oliveira, F. J. de S. (2020). Aspectos e possibilidades sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Estatística: discussões a partir da metodologia do Nepso. Pesquisa e Ensino, 1, e202048. https://doi.org/ 10.37853/pqe.e202048
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.