Os Cursos Superiores em Tecnologia do IFRS – Porto Alegre: os modelos de gestão na/da Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202006Resumen
Resumo: A investigação aqui apresentada busca indicar possíveis arranjos institucionais presentes no contexto da Educação Superior articulada à modalidade da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, a partir dos modelos de gestão da educação implementados nos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, na perspectiva dos coordenadores de curso. Em função da natureza do estudo, nos utilizamos da abordagem qualitativa, de caráter descritiva-exploratória, alinhada a perspectiva teórico-metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas e do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados do estudo apontam para a complexidade da Gestão da Educação Superior no contexto da instituição, onde o modelo de gestão se apresenta de maneira a incorporar as noções de eficiência econômica, eficácia pedagógica, relevância cultural e efetividade políticanas suas práticas cotidianas.
Palavras-chave: Educação superior. Gestão da educação. Institutos federais. Cursos superiores de tecnologia. Paradigma multidimensional da administração da educação.
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