Tendências de pesquisa sobre aprendizagem baseada em problemas no periódico Journal of Chemical Education
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202023Resumen
Este estudo traz uma revisão de literatura sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) realizada no Journal of Chemical Education. Os dados foram coletados diretamente no site do referido periódico e, em seguida, analisados. As categorias de análise foram divididas em três aspectos: bibliográficos, teóricos, metodológicos. Os resultados mostraram que a tendência das pesquisas analisadas está na direção de proposição e aplicação de intervenção didática, particularmente em espaços de laboratório químico. Os resultados sugerem a necessidade de mais estudos sobre ABP com a participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio; a formação continuada de professores e a construção de currículos de Química em disciplinas e/ou cursos pautadas na ABP.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Journal of chemical education. Tendências de pesquisa.
Descargas
Citas
Barrows, H. S. (1996). What Your Tutor May Never Tell You. Southern Illinois University School of Medicine: Springfield.
Batinga, V. T. S. (2010). A abordagem de resolução de problemas por professores de química do ensino médio: um estudo sobre o conteúdo de estequiometria. Tese de Doutorado (Centro de Educação). Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
Bellová, R., Melicherčíková, D., & Tomčík, P. (2018). Approximate Relations in pH Calculations for Aqueous Solutions of Extremely Weak Acids: A Topic for Problem-Based Learning. Journal of Chemical Education, 95(9), 1548-1553.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 8 abril 2020.
Campos, M. C. C., & Nigro, R. G. (1999). O Ensino-Aprendizagem como Investigação. São Paulo: FTD.
Constantino, L., & Barlocco, D. (2019). Teaching an Undergraduate Organic Chemistry Laboratory Course with a Tailored Problem-Based Learning Approach. Journal of Chemical Education, 96(5), 888-894.
Fernandes, L. S., & Campos, A. F. (2017). Tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas em química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16(3), 458-482.
Fernandes, L. S., & Campos, A. F. (2014). Elaboração e aplicação de uma intervenção didática utilizando situação-problema no ensino de ligação química. Experiências em Ensino de Ciências, 9(1), 37-49.
Freire, P. (2013). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, M. S., Silva-Jr, G. A., & Silva, M. G. L. (2012). Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, 13(1), 106-120.
Freitas, A. P. (2017). Percepções de Professores de Química do Nível Médio acerca do Ensino por Resolução de Problemas por meio da Divulgação Científica de pesquisas desenvolvidas nesta direção. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Goi, M. E. J., & Santos, F. M. T. (2019). Aprofundamento teórico-metodológico da resolução de problemas na formação de professores de ciências. Revista Thema, 16(1), 96-114.
Gulmah, S., Hamid K., & Mukhtar, A. (2019). Application of PBL Using Laboratory and Mathematical Thinking Ability to Learning Outcomes of General Chemistry Course. International Education Studies, 12(6), 33-38.
Günter T., & Alpat S. K. (2017), The effects of problem-based learning (PBL) on the academic achievement of students studying ‘Electrochemistry’, Chemical Education Research and. Practice, 18(1), 78-98.
Hicks, R. W., & Bevsek, H. M. (2012). Utilizing Problem-Based Learning in Qualitative Analysis Lab Experiments. Journal of Chemical Education, 89(2), 254-257.
Laredo, T. (2013). Changing the First-Year Chemistry Laboratory Manual to Implement a Problem-Based Approach That Improves Student Engagement. Journal of Chemical Education, 90(9), 1151-1154.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2014). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Maudsley G. (2000). Promoting professional knowledge, experiential learning and critical thinking for medical students. Medical Education, 34(7), 535-544.
Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2018). Metodologia de resolução de problemas: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11), 309-321.
Nagarajan, S., & Overton, T. (2019). Promoting Systems Thinking Using Project- and Problem-Based Learning. Journal of Chemical Education, 96(12), 2901-2909.
Ribeiro, R. L. C. (2008). Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Paulo: EdUFSCar.
Overton, T. L., & Randles, R. A. (2015). Beyond problem-based learning: using dynamic PBL in chemistry. Chemistry Education Research and Practice, 16, 251-259.
Ross, B. (1997). Towards a framework for problem–based curricula. In: Boud, D. & Feletti, G. (Eds). The challenge of problem-based-learning, Londres: Kogan Page.
Rusmansyah., Yuanita, L., Ibrahim, M., Isnawati., & Prahani, B. K. (2019). Journal of Technology and Science Education, 9(1), 59-76.
Shultz, G. V., & Zemke, J. M. (2019). “I wanna just google it and find the answer”: student information searching in a problem-based inorganic chemistry laboratory experiment. Journal of Chemical Education, 96(4), 618-628.
Silva, J. T., & Silva, I. M. (2020). Uma revisão sistemática sobre aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências. Pesquisa e Ensino, 1(1), 1-29.
Souza, S. C., & Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, 31(5), 182-200.
Tawfik A. A. (2015). Essential Readings in Problem-Based Learning: Exploring and Extending the Legacy of Howard S. Barrows. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 9(2), 1-3.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas.
Valdez, J. E., & Bungihan, M. E. (2019). Problem-Based Learning Approach Enhances the Problem Solving Skills in Chemistry of High School Students. Journal of Technology and Science Education, 9(3), 282-294.
Yew, E. H., & Schmidt, H. G. (2012). What students learn in problem based learning: a process analysis. Instructional Science, 40, 371-95.