Escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202049

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar o mapeamento das escolas primárias públicas das zonas rurais de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte e o modelo que se seguiu para o aparelhamento da oferta do ensino. O referencial teórico e metodológico correspondeu às premissas da História Oral temática híbrida, a considerar as análises documentais. O movimento expositivo do texto partiu da contextualização do objeto e conceituação do modelo de escola unitária.  A análise permitiu constatar que a escola rural sabugiense subsidiada por recursos públicos nasceu em 1954 por força da Lei Municipal nº 63, de 02 de abril de 1954 (embora tenham sido identificadas escolas ofertadas pelo estado, mas mantidas pelo município sem que houvesse decreto de criação estadual) e que as professoras dedicaram o fazer docente em tessitura da vida familiar e pessoal.

Palavras-chave: Escolas rurais. História da educação. Escolas unitárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Azevedo, L. P. de M. C., da Paz, A. L. A., Silva, M. G. G. da, & Medeiros Neta, O. M. de. (2020). Os Repositórios Digitais e a pesquisa em História da Educação. Pesquisa e Ensino, 1, e202035. https://doi.org/10.37853/pqe.e202035

Brasil. Censo Demográfico – População e Habitação. Recenseamento Geral do Brasil. Série Nacional, v. II. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio De Janeiro, 1950. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualiza cao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/CD1940/Censo%20Demografico%201940%2 0VII_Brasil.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.

Carvalho, M. M. C. de. (et. al.) Prefácio. In: Souza, R. F. de; Pinheiro, A. C. F.; Lopes, A. de P. C. História da escola primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. Edise. Aracajú, 2015.

Meihy, J. C. S. B. Manual de história oral. Edições Loyola: 4. ed. Revista e ampliada. São Paulo, 1996.

Meihy, J. C. S. B.; Seawright, L. Memórias e Narrativas: história oral aplicada. – São Paulo: Contexto, 2020. 192 p.

Motta, D. das G., et. al. A expansão da escola primária no Rio Grande do Norte e no Maranhão (1930-1961). In: Souza, R. F. de; Pinheiro, A. C. F.; Lopes, A. de P. C. (organizadores). História da escola primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. Edise: Aracaju, 2015.

Fernandes, A. de M. A expansão das escolas unitárias primárias públicas norte-rio-grandenses (1835-1961) / Aline de Medeiros Fernandes. - Natal, 2018. 105. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, RN, 2018. Orientadora: Drª Maria Inês Sucupira Stamatto.

Halbwachs, M. A Memória Coletiva. Vértices. São Paulo, 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. História: São João do Sabugi Rio Grande do Norte – RN. v4.3.50. Brasil, 2017.

Joutard, P. Desafios à história oral do século XXI. In: Ferreira, M. de M.; Fernandes, T. M.; Alberti, V. (org.). História Oral: desafios para o século XXI. Editora Fiocruz/ Casa de Oswaldo Cruz/ CPDOC – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2000.

Pranto, A. D. P. de M. Os acampamentos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” e as relações dialógicas com a comunidade local / Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto. - Natal, 2018. 261f.: il.

Rio de janeiro. Estado do Rio Grande do Norte: Censo Demográfico. I.B.G.E. Conselho Nacional de Estatística. Serviço Nacional de Recenseamento. Série Regional. Volume XV. Tomo 1. Rio de Janeiro, 1956. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/67/cd_1950_v15_t1_rn.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.

Secretaria municipal de educação, cultura e desporto. Histórico do Ensino Rural. Centro Municipal de Ensino Rural. São João do Sabugi, s/d.

Souza, J. E. de. A pesquisa sobre o ensino primário no Brasil: um modo de compreender o significado social do ensino - entrevista com Rosa Fátima de Souza Chaloba. Print version ISSN 1414-3518 On-line version ISSN 2236-3459. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S223634592019000100601&script=sci_arttext>. Acesso em: 31 agos. 2020. Hist. Educ. vol.23. Santa Maria, 2019. Epub Nov 25, 2019.

Thompson, P. A voz do passado, história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Archivos adicionales

Publicado

2020-10-27

Cómo citar

Medeiros Fernandes, A. de. (2020). Escolas rurais de São João do Sabugi/RN (1954). Pesquisa E Ensino, 1, e202049. https://doi.org/10.37853/pqe.e202049

Número

Sección

Dossiê: História e Memória da Educação