Fatores que contribuem para a juvenilização na EJA
DOI:
https://doi.org/10.37853/202111Resumen
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia, cujo tema referia-se ao processo de juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia de pesquisa foi de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos jovens das turmas de EJA II, dois professores e dois coordenadores pedagógicos. A base teórica que sustenta a pesquisa é fornecida pelos estudos de Carrano (2007), de Freire (1987), de Andrade (2006) e de Arroyo (2017). No trabalho, foi possível constatar que o número de alunos com a idade de 15 a 19 anos matriculados na EJA é alto. As causas para a juvenilização são muitas, porém, a principal é a reprovação em outras modalidades educacionais, que também está relacionada às implicações pedagógicas, além dos problemas vividos fora da escola. Diversas alterações se tornam imperativas na organização pedagógica da EJA, mas a pesquisa aponta e dá destaque para a urgência de mudanças no currículo.
Palavras-chave: EJA. Sujeitos. Jovens. Adultos. Juvenilização.
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Citas
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