Vicissitudes de um fazer investigativo em tempos de pandemia: uma narrativa da pós-graduação

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202123

Resumen

Este trabalho teve por objetivo investigar o atravessamento da pandemia da COVID-19 no fazer investigativo de participantes da pós-graduação. Para tal buscamos suporte na Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly (2011), e ainda em trabalhos sobre a vivência de professores e alunos na pós-graduação, a fim de tomar uma narrativa própria enquanto participantes ativos de um Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará no ano de 2020. A partir da investigação, foi possível perceber que as perspectivas quanto à pós-graduação repousavam na configuração de um fazer investigativo caracterizado por profícuas produções acadêmicas, contudo tais perspectivas transformaram-se em frustração e improdutividade devido à suspensão das atividades do programa. Além disso, elencamos aspectos decisivos para que percebêssemos uma adaptação do fazer investigativo nesse contexto. Desse modo, investigar a própria narrativa mostrou-se atividade pertinente enquanto atuantes na pós-graduação, uma vez que nos permitiu compreender as complexidades dessa vivência de maneira mais aprofundada.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Narrativas autobiográficas. Experiências na pós-graduação. Pandemia.

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Publicado

2021-03-25

Cómo citar

Dias, R. M. da C. ., & Brandemberg, J. C. . (2021). Vicissitudes de um fazer investigativo em tempos de pandemia: uma narrativa da pós-graduação . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202123. https://doi.org/10.37853/202123

Número

Sección

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia