Livros sensoriais e possibilidades no ensino de alunos com deficiência visual
DOI :
https://doi.org/10.37853/pqe.e202005Résumé
Este artigo aborda o uso de livros sensoriais e possibilidades no processo de desenvolvimento educacional de alunos com deficiência visual. Apresentamos como objetivo conhecer as contribuições que os livros sensoriais podem proporcionar para o processo de ensino dessas pessoas. O artigo tem como metodologia uma abordagem documental de cunho qualitativo. Para fundamentar teoricamente nosso questionamento expomos autores que comentam diretrizes bases para elaboração e aplicação de livros sensoriais, em sequência expomos um livro sensorial elaborado pelos autores. Na conclusão do estudo inferimos sobre as possibilidades de atividades que podem ser trabalhadas pelo docente por meio do o livro sensorial, possibilitando o desenvolvimento do aluno com deficiência visual.
Palavras-chave: Deficiência visual. Inclusão. Livros sensoriais.
Téléchargements
Références
Bruno, M. & Mota, M (2001). Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual. Vol 1. Brasília, DF: Ministério da Educação.
Caiado, K. R. M. (2006). Aluno Deficiente Visual na Escola: Lembranças e Depoimentos. [S.l.]. São Paulo: Autores Associado.
Cardeal, M. (2009). Ver com as mãos: a ilustração tátil em livros para crianças cegas. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis.
Carvalho, F. C. A. (2011). A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular e o uso das ferramentas pedagógicas na aprendizagem. Disponível em<http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2312/1/201.pdf> Acesso em: 06/10/2018.
Gerhardt, T. E.; & Silveira, D. T. (2009).Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Ibc, Lançado o edital do 1 concurso do livro tátil do Instituto Benjamin Constant. (2017). Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/noticias/608-lancado-o-edital-do-1-concurso-do-livro-tatil-do-instituto-benjamin-constant> Acesso em: 06/10/2018.
Kennedy, John M. (1978). Drawing and the Lind – Pictures to Touch. London: Yale University Press – New Haven and London’s.
Lanna Júnior, M. C. M. As Primeiras Ações e Organizações Voltadas para a Pessoas com Deficiência. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/asprimeirashistoria-pcd>. Acesso em 02 Jul. 2013.
Mazzillo, I. B. (2010). Dosvox o que você deseja? Rio de Janeiro:NCE/UFRJ, 2010.
Minayo, M. C. S. (org.) (2001). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes.
Disponível em<https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf> Acesso em : 04/09/2018.
Motta, M. P.; Marchiore, L. M. & Pinto, J. H. (2008). Confecção de brinquedo adaptado: uma proposta de intervenção da terapia ocupacional com crianças de baixa visão. O Mundo da Saúde, 32 (2), 139-145.
Nicholas, J. (2010). From active touch to tactile communication what’s tactile cognition got to do with it? The Danish Resource Centre on Congenital Deafblindness.
Ochoa, M. F. (2015). Livros sensoriais e sinestésicos: experimentando a arte através dos cinco sentidos e da falta deles. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134691/000987302.p df?sequence=1> Acesso em 05/06/2018.
Sassaki, R. K. (1991). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA.