Estado da questão: Arte no ensino de Química
DOI :
https://doi.org/10.37853/pqe.e202010Résumé
Este artigo apresenta o Estado da Questão sobre a temática, Arte no Ensino de Química. Sua realização possibilitou o levantamento e análise das produções encontradas nos portais periódicos da CAPES e publicações da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A pesquisa apresenta de forma comentada os estudos publicados em relação ao tema, destacando quais as articulações e contribuições das linguagens da Arte no Ensino de Química. O estudo concluiu que o número de publicações específicas é pequena, e, ao mesmo tempo, carregadas de evidências sobre a contribuição da Arte para tornar o Ensino de Química reflexivo, dinâmico e contextualizado. Observou-se também, que o uso da Arte possibilita o envolvimento mais ativo e crítico dos estudantes nas aulas, tornando-os mais protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos de Química.
Palavras-chave: Arte. Ensino de química. Estado da questão.
Téléchargements
Références
FERREIRA, W. M. & SILVA. A. C. T. (2011). As fotonovelas no ensino de química. Química Nova na Escola. 33(1), 25-31.
FREGOLENTE, A. (2012). O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Londrina: Universidade Estadual de Londrina. Retirado em 12 de setembro de 2017, de: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls00 0177449.
LERMAN, Z. M. (2005). Chemistry: an inspiration for theatre and dance. Chemical Education International, 6(1), 1-5. Disponível em: http://old.iupac.org/publications /cei/vol6/11_Lerman.pdf.
LIRA, W. (2013). Ciências e Arte: um encontro necessário nas aulas de ciências. Dissertação de Mestrado em Educação e Ciências. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas. Retirado em 12 de setembro de 2017, de: http://www.pos.uea.edu.br /data/area/titulado/download/36-31.pdf
KISHIMOTO. T. M. (1996). O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO. T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez.
MORIN, E. (2010). A cabeça bem-feita: repensar a reforma-repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
MESSEDER NETO, H. S. M., PINHEIRO, B. C. S & ROQUE, N.F.R. (2013). Improvisações Teatrais no Ensino de Química: Interface entre Teatro e Ciência na Sala de Aula. Química Nova na Escola. 35(2), 100-106.
NEVES, R. N. & SANTIAGO, A. L. B. (2006). O uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolar. São Paulo: Papirus.
NOBREGA, S. M & THERRIEN, J. (2011). O estado da questão: aportes teóricos- metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos In: ARIAS, I. M. S., NUNES, J. B. C.; & NOBREGA THERRIEN, S. M. (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. v. 1. (pp.33-51). Fortaleza: EdUECE. (Coleção Métodos de Pesquisa).
OLIVEIRA, D. F., ROCQUE, L. R., MEIRELLES, R. M.S. & CACHAPUZ, A. (2013). Ciência e Arte: uma prosa para a formação de professores de ciências. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. (pp.1-8) Águas de Lindóia, São Paulo. Retirado em 17 de setembro de 2017, de: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0243-1.pdf
ROCHA, T. C. O. (2013). Química em cena: Uma proposta metodológica para o Ensino de Química por meio do Teatro. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências. Santo André: Universidade Federal do ABC. Retirado em 12 de setembro de 2017, de: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106010
SÁ, M. B. Z., VINCENTIN, E. M & CARVALHO E. (2010). A História e a Arte Cênica como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Química - Uma Questão Interdisciplinar. Química Nova na Escola. 32(1), 9-13.
SARAIVA, C. C. (2007). Teatro Científico e Ensino de Química. Dissertação de Mestrado em Química para o Ensino. Porto: Universidade do Porto. Retirado em 12 de setembro de 2017, de:<https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64139.
SANTOS, W., PEREIRA, L. & SCHNETZLER, P. (2002). Educação em química: compromisso com a cidadania. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí.
SILVEIRA, P. S. & KIOURANIS, N. M. M. (2008). A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola. 28(1), 28-31.
SILVA, C. S. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Química Nova na Escola. 33(2), 77-84.
SILVEIRA, C. S & THERRIEN, S. M. N.(2011). estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do estado da questão. Revista Educação em Questão, 41(27), 219-243.
VYGOTSKY, L. S.(1987). Pensamento e linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes.