As representações sociais das homolesbotransfobias sob a perspectiva das juventudes: o contexto escolar em ação

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202013

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as representações sociais das homolesbotransfobias no espaço escolar. Na escola, a homofobia e os preconceitos a ela associados – como um conjunto de crenças, atitudes e comportamentos negativos atribuídos ao público LGBTQI – se expressam por meio de agressões verbais e/ou físicas a que estão sujeitos estudantes que resistem a se adequar à heteronormatividade. A metodologia foi um estudo de caso com aplicação de instrumento denominado Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual de Gênero (EPDSG) – em uma Escola Estadual da Microrregião 8 de Porto Alegre/RS – que resultou em três categorias: normatizações, sexualização lésbico e transfobia. A análise dos resultados concebe as representações sociais como um processo socialmente construído pelos sujeitos nas suas interações cotidianas, enquanto atuam na realidade, mostrando a exclusão e marginalização dos indivíduos que não “se adéquam” a esses estereótipos.

 

Palavras-chave: Homolesbotransfobias. Juventudes. Representações sociais.

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Publicado

2020-05-03

Como Citar

Miranda, G. F., & Villarroel, M. A. C. U. (2020). As representações sociais das homolesbotransfobias sob a perspectiva das juventudes: o contexto escolar em ação. Pesquisa E Ensino, 1, e202013. https://doi.org/10.37853/pqe.e202013

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Artigos