Sequências de ensino-aprendizagem: uma abordagem baseada nas demandas de aprendizagem para o ensino de Física
DOI :
https://doi.org/10.37853/pqe.e202017Résumé
Este artigo descreve o efeito de uma Sequência de Ensino Aprendizagem (Teaching-Learning Sequence – TLS), baseada nas demandas de aprendizagem, na promoção do aprendizado dos alunos em conteúdos de Física. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio, em Sorriso, MT, durante uma TLS completa desenvolvida em agosto de 2019. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostraram que esta TLS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre conceitos de Física, com destaque para algumas estratégias que se mostraram com potencial para serem utilizadas em TLSs sobre diferentes temáticas.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Sequência de ensino-aprendizagem. TLS. Ensino de física.
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