Três abordagens para o ensino e aprendizagem de Filosofia
DOI :
https://doi.org/10.37853/pqe.e202028Résumé
O artigo explora três abordagens sobre o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia na graduação. Discute a relevância de disciplinas filosóficas como instrumento para familiarizar o aluno com um modo particular de ler textos filosóficos e como espaço para uma indagação a partir do modo filosófico de pensar. Tratada transposição didática, enquanto conceito essencial para a compreensão da transformação que ocorre como conhecimento que passa a ser objeto de uma relação didática pautada por uma intenção didática. Por fim, considera as metodologias ativas da sala de aula invertida e da aprendizagem baseada em problemas como propostas metodológicas para o ensino e aprendizagem de Filosofia.
Palavras-chave: Ensino. Filosofia. Graduação. Metodologias ativas. Transposição didática.
Téléchargements
Références
Anastasiou, L. G. C.; & Pessate, L. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, L. G. C.; & Pessate, L. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Ed. Univille, 2015, p. 68-100.
Campos, A. F., & Fernandes, L. S. (2020). Tendências de pesquisa sobre aprendizagem baseada em problemas no periódico Journal of Chemical Education . Pesquisa E Ensino, 1, e202023. https://doi.org/10.37853/pqe.e202023
Chevallard, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 1-14, mai./ago. 2013.
Diesel, A.; Baldez, A. L. S.; & Martins, S. N.. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
Fabri, M. A filosofia é inseparável do seu ensino. In: Candido, C.; & Carbonara, V. (Org.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p. 257-268.
Grillo, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. Revista Ser professor, v. 2, p. 73-89, 2004.
Guéroult, M. O problema da legitimidade da história da filosofia (1). Revista de História da USP, v. 37, n. 75, p. 189-211, 1968.
Lucindo Júnior, E.; & Camara, G. R. Didática: conceitos, métodos de ensino-aprendizagem e relação professor/aluno. In: 1º CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA FAFIA, 2014, Alegre. Anais. Alegre: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, 2015, p. 58-65.
Morosini, M. C. Qualidade da Educação Superior e Contextos Emergentes. Revista Avaliação, v. 19, n. 2, p. 385-405, 2014.
Muchail, S. T. A filosofia e seu ensino: um modo de ler. In: Candido, C.; & Carbonara, V. (Org.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p. 335-344.
Porta, M. A. G. Considerações acerca do estudo filosófico. In: Candido, C.; & Carbonara, V. (Org.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p. 199-208.
Prudente, T. P.; Mercado, L. P. L.; & Matias, W. O uso de metodologias ativas com TIC no ensino de disciplinas filosóficas: a ABP nos estudos filosóficos. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN, 3., 2015, Cidade do México. Anais. Cidade do México: Asociación Latinoamericana de Filosofia de la Educacion, 2015, p. 1-18.
Silva, J. T., & Silva, I. M. (2020). Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências. Pesquisa E Ensino, 1, e202021. https://doi.org/10.37853/pqe.e202021
Tardif, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.
Tesser, G. J. Sentidos filosóficos no ensino-aprendizagem. In: Dinis, N. F.; & Bertucci, L. M. (Org.). Múltiplas faces do educar: processos de aprendizagem, educação e saúde, formação docente. Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 61-70.
Valente, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial n. 4, p. 79-97, 2014.