Gênero textual encarte de supermercado nos anos iniciais: possibilidades, perspectivas e limites
DOI :
https://doi.org/10.37853/pqe.e202024Résumé
Analisamos no artigo a experiência de um estudo, no campo da pesquisa-intervenção, em que o objetivo fora implementar e avaliar uma sequência didática com gêneros textuais em aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos com base nas atividades desenvolvidas em uma turma do 4º ano, na qual foram acompanhadas as possibilidades, perspectivas e limites de atuação. O trabalho com gêneros textuais justifica-se por tratar de uma proposta a que visa contribuir com o processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento matemático. Relacionar o ensino de conteúdos matemáticos com a língua materna tem se constituído uma vertente de pesquisa e de prática relevante na medida em que as crianças vão se apropriando tanto do sistema de escrita alfabética quanto de procedimentos de cálculos, como se percebeu nos resultados da pesquisa.
Palavras-chave: Pesquisa-intervenção. Letramento matemático. Gêneros textuais.
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