A escrita de textos científicos: abordagem didática focalizada na aprendizagem significativa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.37853/pqe.e202029

Résumé

Este artigo resulta da nossa atenção, enquanto docente de Metodologia de Investigação em Educação, à realidade inerente à elaboração de trabalhos científicos no Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. O estudo propõe-se a discutir a estrutura de cenários didático-pedagógicos que promovam a compreensão das lógicas subjacentes à escrita de textos científicos e sua exercitação. A sua concretização passou pela mobilização e articulação de pressupostos da aprendizagem significativa e de fundamentos didáticos da tridimensionalidade do conteúdo de aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, resultante da lógica ação-investigação-ação em que, a pesquisa bibliográfica, a análise documental, o inquérito por questionário e a consulta de peritos, substanciados por procedimentos de análise de conteúdo com pendor qualitativo, conformaram a nossa abordagem. Desta, aferimos a pertinência da unidade curricular e da estruturação e sequenciação de cenários didáticos fundados em lógicas consubstanciadas na construção de conhecimentos inerentes à escrita de textos científicos.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Escrita científica. Textos científicos. Tridimensionalidade dos conteúdos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Alves, M. da P. (2012). Metodologia Científica. Lisboa: Escolar Editora.

Arends, R. (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: MacGraw-Hill.

Ausubel, D. P. (1973). Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo.

Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa: teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

Ausubel, D. P.; Novak, J. & Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.

Bardin, L. (1995). Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Campenhoudt, L.; Marquet, J. & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Creswell, J. W. (2010). Projecto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ª ed. Porto Alegre: Artmed.

Estela, E.; Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2007). Saber Escrever uma Tese e Outros Documentos. 5ª edição. Lisboa: Dom Quixote.

Ludke, M., & André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.

Mendes, M. da C. B. & Manuel, T. (2016). Investigação em Educação: opções metodológicas para a pesquisa científica. Benguela, KAT- Editora.

Mendes, M. da C. B., & Manuel, T. (2020). A carreira docente do Ensino Superior em Angola: provimento e avaliação do desempenho. Pesquisa E Ensino, 1, e202001. https://doi.org/10.37853/pqe.e202001

Mendes, M. da C. B. (2013). Avaliação da Qualidade e Educação Superior em Angola. Benguela, KAT- Editora.

Moreira, M. A. & Masini, E. F. S. (2006). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2ª edição São Paulo: Centauro.

Oliveira, J. R. S. de & Queiroz, S. L. (2015). Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque. In Revista Investigações em Ensino de Ciências. Pp. 142-166. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/63/40. Acesso 15 de março 2020.

Reis, F. L. dos (2018). Investigação científica e trabalhos académicos: guia prático. Lisboa: Edições Sílabo.

Ribeiro, A. C. & Ribeiro, L. (1999). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2020-09-27

Comment citer

Mendes, M. da C. B. (2020). A escrita de textos científicos: abordagem didática focalizada na aprendizagem significativa. Pesquisa E Ensino, 1, e202029. https://doi.org/10.37853/pqe.e202029

Numéro

Rubrique

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem