Recursos tecnológicos e ensino de língua inglesa: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado

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DOI :

https://doi.org/10.37853/pqe.e202041

Résumé

Esta pesquisa-ação tem como objetivo analisar duas intervenções didáticas realizadas em 2015. Uma delas foi conduzida no 9º ano do ensino fundamental II e propôs a criação de uma pequena história em quadrinhos inspirada na peça shakespeariana Romeu e Julieta através do site http://bitstrips.com. A outra, conduzida no 1º ano do ensino médio, propôs a criação de uma capa de revista no Photoshop. De modo a embasar o estudo, discorro sobre as vantagens de se usar as novas TIC a favor da aprendizagem, uma vez que a inserção da tecnologia pode ser um modo de tornar o ensino mais significativo. Para avaliar o impacto das atividades, foram aplicados dois questionários: um anterior às atividades e outro posterior a elas. Os resultados mostram que as intervenções parecem ter influenciado positivamente a forma como os alunos percebem o trabalho colaborativo, além de tê-los estimulado a serem mais ativos no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. TIC e ensino. Educação básica. Estágio supervisionado.

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Publié-e

2020-10-18

Comment citer

Bartolo, M. G. (2020). Recursos tecnológicos e ensino de língua inglesa: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. Pesquisa E Ensino, 1, e202041. https://doi.org/10.37853/pqe.e202041

Numéro

Rubrique

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem