Alfabetização Midiática e Informacional na formação do professor

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DOI :

https://doi.org/10.37853/pqe.e202046

Résumé

O artigo apresenta o conceito da Alfabetização Midiática e Informacional, tendo como referência as funções do uso das mídias e das tecnologias, compreendidas como possibilidades na construção do conhecimento. Apresenta o contexto socioeconômico, as tendências de mercado e as políticas públicas, como fatores importantes para apresentar as novas mídias e sua utilização nos ambientes escolares, bem como seus desdobramentos na relação ensino-aprendizagem e na formação de professores. Foi realizado um estudo exploratório a fim de conhecer as impressões dos participantes sobre o uso das plataformas educacionais e jogos digitais em ambientes de aprendizagem. Inferimos que os sujeitos envolvidos na pesquisa mostraram uma atitude positiva frente ao emprego de recursos tecnológicos em sala de aula e compreendendo a necessidade de adequação aos recursos utilizados, ainda que haja limitações de seu uso devido à falta de infraestrutura, mas que as dificuldades precisam ser superadas.

Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização midiática e informacional. Plataformas educacionais.

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Publié-e

2020-10-24

Comment citer

Reis, D. D., Melo , K. R. A. de, Fontes, L. S., & Almeida, N. C. (2020). Alfabetização Midiática e Informacional na formação do professor. Pesquisa E Ensino, 1, e202046. https://doi.org/10.37853/pqe.e202046

Numéro

Rubrique

Dossiê: Tecnologias e Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem