Vivências escolares de jovens em conflito com a lei na EJA: o significado social e o sentido pessoal da escola pública

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202109

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o significado social e o sentido pessoal da escola pública para jovens em conflito com a lei à luz do materialismo histórico dialético. Partindo das experiências pessoais de estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscamos compreender a problemática do distanciamento entre o significado social da instituição escolar e o sentido pessoal que possui para os alunos, fator que compromete o trabalho pedagógico. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Araraquara/SP. Foram entrevistados dois jovens em conflito com a lei, um matriculado e um egresso da instituição pesquisada. As entrevistas foram semiestruturadas e os resultados obtidos demonstraram que o sentido atribuído à escola, em geral, corresponde às experiências de socialização e convivência. Consideramos a pertinência deste estudo, visto que propõe reflexões para subsidiar as práticas de trabalho docente, conforme propõe a Pedagogia histórico-crítica.

Palavras-chave: Jovens em conflito com a lei. Educação de jovens e adultos. Pedagogia histórico crítica.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-24

Como Citar

Pedroso, R. R., Volpin, G. B. C., & Mazzeu, F. J. C. (2021). Vivências escolares de jovens em conflito com a lei na EJA: o significado social e o sentido pessoal da escola pública . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202109. https://doi.org/10.37853/202109

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos