Pesquisa autobiográfica: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
DOI :
https://doi.org/10.37853/202130Résumé
A escrita deste artigo vai ao encontro da minha vontade em registrar os acontecimentos relacionados à educação em tempos de pandemia, oportunizando um melhor entendimento sobre os fatos decorrentes dela a partir de uma narrativa autobiográfica. De acordo com Passeggi (2016), as narrativas autobiográficas, usadas como método de pesquisa, proporcionam ao sujeito a capacidade de narrar e refletir sobre sua história. Estas breves palavras não encerrarão o assunto acerca do Ensino Remoto Emergencial, tanto pelo fato de haver muito a ser dito, quanto ao de a pandemia não ter chegado ao fim. Sendo assim, o presente artigo tem o objetivo de relatar e analisar, a partir da pesquisa autobiográfica, o Ensino Emergencial Remoto implantado no estado de Minas Gerais através da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019 (Brasil, 2019).
Palavras-chave: Pandemia. Ensino remoto. Minas Gerais.
Téléchargements
Références
Ação Educativa & Instituto Paulo Montenegro. (2018). Indicador de alfabetismo funcional (Inaf): Resultados preliminares. São Paulo. Disponível em: https://drive.google .com/file/d/1ez-6jrlrRRUm9JJ3MkwxEUffltjCTEI6/view
Brasil. (1996). Lei nº 9.396 de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ l9394.htm
Brasil. (2020) Lei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.
Brasil.. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm
Clandinin, D. J., & Conelly, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica. SP: Paz e Terra.
Freire, P. (1992) Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Guizzo, B. A.; Marcell, F. A., & Müller. F. (2020). A reinvenção do cotidiano1 em tempos de pandemia. Educ. Pesqui. v.46, São Paulo. Disponível em: https://www.scielo.br /scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100402
Maia, S. A. B., Vernier, A. M. B., & Dutra, C. M. (2021). Ensino Remoto Emergencial: experiências de uma educadora na Educação Básica. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202124. https://doi.org/10.37853/202124
Minas Gerais. (2020a). Decreto NE Nº 113, de 12 de março de 2020. Declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Estado em razão de surto de doença respiratória – 1.5.1.1.0 – Coronavírus e dispõe sobre as medidas para seu enfrentamento, previstas na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.
Minas Gerais. (2020b). Decreto Nº 47.886, de 15 de Março de 2020. Dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), institui o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 e dá outras providências.
Minas Gerais. (2020c). Deliberação do comitê extraordinário COVID-19 Nº 1, de 15 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das aulas nos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual (inicialmente de 18 a 22 de março).
Minas Gerais. (2020d). Deliberação Do Comitê Extraordinário COVID-19 Nº 15, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades educacionais e dá outras providências. (suspende por tempo indeterminado).
Minas Gerais. (2020e). Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 Nº 18, de 22 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas adotadas no âmbito do Sistema Estadual de Educação, enquanto durar o estado de CALAMIDADE PÚBLICA em decorrência da pandemia causada pelo agente Coronavírus COVID-19, em todo o território do Estado.
Minas Gerais. (2020f). Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 Nº 2, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção do regime especial de teletrabalho como medida temporária de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus (COVID-19).
Minas Gerais. (2020g). Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 Nº 4, de 17 de março de 2020. Institui o regime especial de teletrabalho para os servidores públicos que menciona.
Minas Gerais. (2020h). Resolução SEE Nº 4310/2020, de 06 de maio de 2020. Dispõe sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, e institui o Regime Especial de Teletrabalho nas Escolas Estaduais da Rede Pública de Educação Básica e de Educação Profissional, em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID-19), para cumprimento da carga horária mínima exigida.
Passeggi, M., Nascimento, G., & Oliveira, R. (2016). As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação. n.33, p. 111-125, Lisboa, Portugal. Disponível em: https://www. redalyc.org/pdf/349/34949131009.pdf
Paulo, J. R., Araújo, S. M. M. S., & Oliveira, P. D. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 193-204. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view /18318
Rabelo, A. O. (2011). A importância da investigação narrativa na educação. Educ. Soc. v.32, n.114, Campinas. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php? pid=S0101-73302011000100011&script=sci_arttext&tlng=pt
Santos, I. A. (2008). Educação para a diversidade: uma prática a ser construída na Educação Básica. Cornélio Procópio, Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2346-6.pdf