Investigando a aprendizagem significativa de geometria no 8º ano com o apoio de uma sequência didática

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DOI :

https://doi.org/10.37853/202141

Résumé

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que investigou a eficácia de uma sequência didática de Geometria, aplicada a alunos do 8º ano, envolvendo o conceito e propriedades de triângulos. A pesquisa foi baseada na Teoria de Van Hiele para determinar o nível de aprendizagem antes e depois da aplicação de atividades alternativas, em paralelo ao ensino tradicional de Geometria. A sequência didática foi elaborada de maneira a induzir o estudante a compreender as propriedades características dos triângulos e sua generalização, alcançando uma Aprendizagem Significativa, segundo as teorias de Ausubel e Skemp. As atividades da sequência didática aplicada se diferenciavam do texto instrucional pelo uso de material concreto e a constante demanda por argumentações e justificativas. Depois de algum tempo foi possível verificar a retenção da aprendizagem, permitindo afirmar que os alunos alcançaram uma aprendizagem significativa, de acordo com as respostas a um pós-teste.

Palavras-chave: Geometria. Sequências didáticas. Aprendizagem significativa. Teoria de van Hiele.

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Publié-e

2021-06-29

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Silva, P. C. N. da, & Nasser, L. (2021). Investigando a aprendizagem significativa de geometria no 8º ano com o apoio de uma sequência didática. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202141. https://doi.org/10.37853/202141