Perfil cienciométrico sobre a abordagem do conceito de Energia em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202136

Resumo

O presente trabalho parte de uma pesquisa mais ampla de mestrado, tem por objetivo realizar uma revisão sobre pesquisas que envolvem o ensino e a aprendizagem do conceito de energia em anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), utilizando elementos da cienciometria, ferramenta de análise da produção científica baseada em indicadores numéricos e estatística. Para traçar o perfil cienciométrico e identificar um panorama da produção, consultamos os anais das cinco últimas edições do evento, encontrando um total de 77 trabalhos, dos quais 25 constituíram o universo da pesquisa após refinamento dos descritores e foram analisados a partir dos indicadores gerais, de conteúdo, autoria e referência. Os resultados mostram a não existência de padrão quanto ao número de trabalhos por edição, semelhança entre as palavras utilizadas nos títulos e nas palavras-chave, número excessivo de autores em alguns trabalhos e predominância de artigos em periódicos e livros nas referências.

Palavras-chave: Cienciometria. Energia. Ensino de química. ENEQ.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Silva, L. A. da, & Simões Neto, J. E. (2021). Perfil cienciométrico sobre a abordagem do conceito de Energia em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Pesquisa E Ensino, 2(2), 202136. https://doi.org/10.37853/202136

Edição

Seção

Artigos