Pedagogia Social e Educação Especial: a inclusão do jovem e adulto com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.37853/202138Resumo
O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) é o formato que mais recebe estudantes jovens e adultos com deficiência no município de São Paulo. Para atender às demandas específicas desse público, o CIEJA Perus I vem desenvolvendo um modelo de atendimento educacional especializado (AEE) baseado em arte educação. Este estudo teve por objetivo analisar o AEE proposto a partir de práticas artísticas, ofertadas por educadores populares. As atividades foram realizadas no ano letivo de 2019, em encontros semanais com duração de 3 horas/aula. As teorias da Pedagogia Social legitimaram teoricamente as ações propostas, justificando a participação de outros profissionais em ações pedagógicas no ambiente escolar. Foi possível identificar melhoras cognitivas, sociais e motoras nos estudantes que participaram do projeto. Concluímos que a parceria entre a educação formal e não formal, através da ação conjunta entre a escola e educadores populares foi benéfica para este grupo de estudantes.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Pedagogia social. Educação especial.
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