Pedagogia Social e Educação Especial: a inclusão do jovem e adulto com deficiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37853/202138

Abstract

According to the Education Department, the CIEJA is the school that receives the highest number of students with special needs education at São Paulo city. Thinking about the reorganization of times and spaces schoolchildren, CIEJA Perus I is developing a teaching model of special education inspired by art. This research aims to analyzing the specialized education service starting from artistic practices, presented by popular educators. The Social Pedagogy theories legitimated the proposed actions, justifying the participation of other professionals in pedagogical actions in the school environment. Was possible to identify cognitive, social, and motor improvement in the students who participated of the project. We conclude that the partnership between formal and non-formal education, through join action between the school and popular educators was beneficial for this group of students.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Arroyo, M. (2017). Passageiros da Noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Asa, S. K. P. (2012). Aprendizagem, retenção e transferência de uma nova habilidade motora em crianças: comparação entre os efeitos da prática mental e física. Dissertação de mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo. Retirado em 15 de janeiro, 2020 de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-05092012-102528/publico/asa_corrigida.pdf

Beisiegel, C. (2003). A educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. Alfabetização e Cidadania, 16, 19-27.

Conferência Mundial de Educação para Todos (1990). Declaração Mundial de Educação para Todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Brasília, DF: UNICEF. Disponível em: 12 maio 2018 de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília. versão atualizada até a Emenda n. 77/2014. Disponível em: http://goo.gl/HwJ1Q.

Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. (1994) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf.

Decreto Municipal n.º 57.379, de 13 de outubro de 2016. (2016). Diário Oficial do Município de São Paulo.

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. (2011)Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm.

CIEJA Perus I (2019). Projeto Político-Pedagógico. São Paulo.

Díaz, A. S. (2006). Uma aproximação à Pedagogia - Educação Social. Revista Lusófona de Educação, 7, 91-104.

Di Pierro, M. C. (2017). Centros públicos de educação de jovens e adultos no estado de São Paulo. São Paulo: FEUSP.

Di Pierro, M. C. (2010) A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: Avaliação, desafios e perspectivas. Educação e Sociedade. 31 (112), 939-959, Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.

Di Pierro & Haddad, S. (2015). Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. Cedes, 35 (96), 197-217.

Di Pierro, M. C. & Haddad, S. (2000) Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, 14, 108-130. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf

Esteban, J. O. (2005). Pedagogía Social y Pedagogía Escolar: La educación social en la escuela. Revista de Educación, 336, 111-127.

Esteban, M. T. (2009). Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola. Revista Lusófona de Educação, 13, 123-134.

Faria, V. (2014). A trajetória do projeto CIEJA entre as políticas públicas de EJA na cidade de São Paulo. Dissertação de mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo. Retirado em 25 de outubro, 2019 de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10112014-143819/pt-br.php

Freire, P. (2007). Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2000). Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2012). Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária,18 (1), 10-32.

Galvão, A. M. & Di Pierro, M. C. (2013) A construção social do preconceito contra o analfabeto na história brasileira. Preconceito contra o analfabeto. (pp. 31-54). São Paulo: Cortez.

Glat, R. & Antunes, K. C. V. (2012) Pesquisa em educação especial: reflexões sobre sujeitos, ética e metodologia. In: Taquette, S. R. & Caldas, C. P. (Org.). Ética e pesquisa com populações vulneráveis. Rio de Janeiro: Eduerj.

Gohn, M. G. (1999). Educação não formal e cultura política. São Paulo: Cortez.

Haas, C. (2015). Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re)invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação, 40(2), 347-360.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br.

Lei n. 9.694, de 20 de dezembro de 1996. (1996) Dispõe sobre as diretrizes e bases da Educação Nacional.

¬¬Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão com Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF.

Lima, R. F. (2021). Quando o objeto de estudo é a Educação de Jovens e Adultos: estudos de revisão bibliográfica. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202118. https://doi.org/10.37853/202118

Nogueira, M. F. (2020). Educação Especial na EJA: análise do processo de construção da prática docente. Dissertação de mestrado em Educação Especial. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos. Retirado em 20 de maio, 2020 de: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13029

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. (2016). Educação de Jovens e Adultos. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo: SME / DOT.

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. (2008). Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas pedagógicas. Coordenadoria Pedagógica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: SME / DOT.

Siems, M. (2012). Educação de jovens e adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção. Educ. foco, 16(2), (set 2011/fev 2012), 61-79. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texton-031.pdf

Silva, R. e outros. (2011). Pedagogia Social: contribuições para uma teoria geral da educação social. São Paulo: Expressão e arte (volume dois).

Pereira, J. de N., & Carvalho, G. de A. (2021). Ludicidade e dislexia: uma proposta de ensino com um aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisa E Ensino, 2(2), 202119. https://doi.org/10.37853/202119

Portaria 8.764, de 23 de dezembro de 2016. (2016). Diário Oficial do Município de São Paulo.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.(2008). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>.

Published

2021-05-13

How to Cite

Nogueira, M. F., Alves, E. C., & Campos, J. A. de P. P. (2021). Pedagogia Social e Educação Especial: a inclusão do jovem e adulto com deficiência. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202138. https://doi.org/10.37853/202138

Issue

Section

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos