Pedagogia Social e Educação Especial: a inclusão do jovem e adulto com deficiência

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202138

Resumo

O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) é o formato que mais recebe estudantes jovens e adultos com deficiência no município de São Paulo. Para atender às demandas específicas desse público, o CIEJA Perus I vem desenvolvendo um modelo de atendimento educacional especializado (AEE) baseado em arte educação. Este estudo teve por objetivo analisar o AEE proposto a partir de práticas artísticas, ofertadas por educadores populares. As atividades foram realizadas no ano letivo de 2019, em encontros semanais com duração de 3 horas/aula. As teorias da Pedagogia Social legitimaram teoricamente as ações propostas, justificando a participação de outros profissionais em ações pedagógicas no ambiente escolar. Foi possível identificar melhoras cognitivas, sociais e motoras nos estudantes que participaram do projeto. Concluímos que a parceria entre a educação formal e não formal, através da ação conjunta entre a escola e educadores populares foi benéfica para este grupo de estudantes.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Pedagogia social. Educação especial.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Nogueira, M. F., Alves, E. C., & Campos, J. A. de P. P. (2021). Pedagogia Social e Educação Especial: a inclusão do jovem e adulto com deficiência. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202138. https://doi.org/10.37853/202138

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos