Sentidos de morte na literatura infantil e possibilidades de abordagem do tema com crianças em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37853/202122

Resumo

Visando construir estratégias para a abordagem do tema morte, devido a pandemia da COVID-19, propusemos analisar como os sentidos de morte são retratados na literatura infantil. Para tanto, foram selecionados dois livros infantis: Para sempre no meu coração, de Ziraldo (2002) e Menina Nina: duas razões para não chorar, de Mauricio de Sousa e Paula Furtado (2019). No artigo apresentamos a biblioterapia; os sentidos de morte em diferentes contextos e trazemos exemplos de livros. Pautando-nos em algumas discussões teórico-metodológicas da linguística e Análise de Discurso, realizamos uma descrição das obras, focando nos aspectos verbais e não verbais. Constatamos que os livros selecionados podem auxiliar nas explicações das múltiplas maneiras de compreender a morte, dessa forma, podem ajudar os pais a conversarem com os filhos e os professores a elaborarem estratégias didáticas, seguindo diretrizes da BNCC para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Livros infantis. COVID-19. Educação. Morte.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-24

Como Citar

Souza, J. L. de ., & Geremias, B. M. (2021). Sentidos de morte na literatura infantil e possibilidades de abordagem do tema com crianças em tempos de pandemia . Pesquisa E Ensino, 2(2), 202122. https://doi.org/10.37853/202122

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia