Sentidos de morte na literatura infantil e possibilidades de abordagem do tema com crianças em tempos de pandemia
DOI :
https://doi.org/10.37853/202122Résumé
Visando construir estratégias para a abordagem do tema morte, devido a pandemia da COVID-19, propusemos analisar como os sentidos de morte são retratados na literatura infantil. Para tanto, foram selecionados dois livros infantis: Para sempre no meu coração, de Ziraldo (2002) e Menina Nina: duas razões para não chorar, de Mauricio de Sousa e Paula Furtado (2019). No artigo apresentamos a biblioterapia; os sentidos de morte em diferentes contextos e trazemos exemplos de livros. Pautando-nos em algumas discussões teórico-metodológicas da linguística e Análise de Discurso, realizamos uma descrição das obras, focando nos aspectos verbais e não verbais. Constatamos que os livros selecionados podem auxiliar nas explicações das múltiplas maneiras de compreender a morte, dessa forma, podem ajudar os pais a conversarem com os filhos e os professores a elaborarem estratégias didáticas, seguindo diretrizes da BNCC para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Livros infantis. COVID-19. Educação. Morte.
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