Desenvolvimento profissional docente e inovação no ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.953Resumo
O texto tem como objetivo dialogar sobre as contribuições do desenvolvimento profissional docente (DPD) na inovação pedagógica no campo do ensino universitário. Os aportes teóricos estão sedimentados nas reflexões sobre o ser professor na universidade, na formação de professores e no DPD, com vistas a compreensão da inovação da prática pedagógica como via fértil para a melhoria do ensino. Trata-se de uma análise qualitativa apoiada em banco de dados de pesquisa empírica, produzidos por meio de entrevistas individuais com professores e registros da observação de suas práticas em sala de aula. A
análise focaliza a experiência de um docente universitário com experiência consolidada de pesquisa, vinculado ao curso de Medicina em uma universidade pública nordestina. Evidencia-se que este docente desenvolve um ensino problematizador e contextualizado, tendo a pesquisa como componente potencializador para gerar inovações na sua prática pedagógica na Educação Superior. Conclui-se que processos de desenvolvimento profissional podem permitir a construção de caminhos férteis para a superação de concepção técnica e instrumental na docência.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.