Formação de professores universitários: revisitando o debate sobre as ações institucionais
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.955Resumo
O artigo objetiva discutir as potencialidades das ações institucionais de formação de professores universitários, tendo em vista os desafios para o exercício da docência. O texto é oriundo de pesquisas qualitativas (SANTOS, 2012; 2020) e ações desenvolvidas ao longo de nossa2 experiência de formação e atuação profissional, estreitamente vinculada ao diálogo com professores universitários. No âmbito dessa experiência, dialogamos com autores como Cunha (2010), Bazzo (2007), Leitinho (2010), Lucarelli (2004), Sordi (2019) e Veiga e Quixadá Viana (2010), que dão sustentação às nossas análises. Com base nos resultados, apontamos a necessidade da reafirmação da responsabilidade institucional para com a formação dos professores universitários, por meio da institucionalização das condições concretas que assegurem a constituição de canais de diálogo e reflexão em torno dos desafios vividos ao longo do exercício da docência.
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