Formação de professores universitários: revisitando o debate sobre as ações institucionais
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.955Resumo
O artigo objetiva discutir as potencialidades das ações institucionais de formação de professores universitários, tendo em vista os desafios para o exercício da docência. O texto é oriundo de pesquisas qualitativas (SANTOS, 2012; 2020) e ações desenvolvidas ao longo de nossa2 experiência de formação e atuação profissional, estreitamente vinculada ao diálogo com professores universitários. No âmbito dessa experiência, dialogamos com autores como Cunha (2010), Bazzo (2007), Leitinho (2010), Lucarelli (2004), Sordi (2019) e Veiga e Quixadá Viana (2010), que dão sustentação às nossas análises. Com base nos resultados, apontamos a necessidade da reafirmação da responsabilidade institucional para com a formação dos professores universitários, por meio da institucionalização das condições concretas que assegurem a constituição de canais de diálogo e reflexão em torno dos desafios vividos ao longo do exercício da docência.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.