Conhecimentos do conteúdo específico mobilizados por estudantes de Pedagogia sobre simetria
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202004Abstract
Neste artigo, tomando como aporte as categorias de conhecimento docente de Shulman (1986), são analisados conhecimentos do conteúdo específico de estudantes de Pedagogia sobre simetria. Pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, utilizou como instrumento para coleta dos dados três situações-problema envolvendo identificar figuras simétricas; identificar o eixo de simetria e completar figuras simétricas. Os baixos índices de acerto, em todas as questões, indicam que os conhecimentos dos estudantes investigados são ainda insuficientes para trabalhar o conteúdo, mesmo em situações propostas em livros didáticos de matemática dos anos iniciais. Os dados também sinalizam para indícios de conhecimento sobre simetria de reflexão e diferentes posições do eixo, porém ainda insuficientes para resolver situações-problema. Os resultados obtidos podem fundamentar ações de ensino que impactem positivamente na formação matemática dos Pedagogos, pois o domínio dos conteúdos específicos em diversas áreas do ensino é fundamental para formação e atuação desses profissionais.
Palavras-chave: Conhecimento do professor. Simetria. Pedagogia.
Downloads
References
Ball, D. L.; Thames, M. H.; Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59, n. 5, Nov./Dec. p. 389-407.
Barros, A. P. A. C. (2016). Conhecimento de professores alfabetizadores sobre a utilização e jogos no ensino de matemática. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. UFPE, Recife, PE.
Ministério da Educação (MEC). 2014. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Brasília, DF: MEC, SEB.
Ministério da Educação (MEC). 2010 Guia do Livro Didático: Matemática. Séries/anos finais do Ensino Fundamental. PNLD. Brasília, DF: MEC, SEB.
Curi, E. (2005). A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa.
Deslange, S. F. (2000). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Jaime, A. P.; Guitérrez, A. R. (1996). El grupo de las Isometria: Del Plano. Madri: Editorial Síntesis.
Lopes, M. L. L; Nasser, L. (1996) Geometria: na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro: UFRJ.
Lorenzato, S.(2006) Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados.
Mega. É. Ensino (2001). Aprendizagem da rotação na 5ª série: um estudo comparativo em relação ao material utilizado. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Moretti, M. T.; Hillesheim, S. F. (2018). Linguagem natural e formal na Semioesfera da aprendizagem matemática: o caso da Geometria para a formação do Pedagogo. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA). V. 9, n.1, UFPE/EDUMATEC, Recife, PE.
Pavanello, R. M. A (2003). pesquisa na formação de professores de matemática para a escola básica. Educação Matemática em Revista, n. 15, p.8-13, 2003.
Pires, C.M.C. (2005). Educação Matemática: os desafios de uma área de conhecimento em construção, (apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Ponte, J. P. (1994). O professor de matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Quadrante, v. 3, n. 2, p. 79-114.
Rohde, G. (1997). Simetria: Rigor e imaginação. Porto Alegre: Edipucrs.
Santos, L. F. (2010). Pintar, dobrar, recortar e desenhar: o ensino da Simetria e das Artes Visuais em livros didáticos de matemática para séries iniciais do Ensino Fundamental. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.
Santos, L. F., Teles, R. A. (2012). Pintar, dobrar, recortar e desenhar: o ensino da Simetria e Artes Visuais em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Bolema, v. 26, n. 42, p. 291-310.
Scheibe, L., Durli, Z. (2011). Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação em Foco, Minas Gerais, v. 14, n. 17, p. 79-109, julho.
Siqueira, J. E., Lima, P. F., Gitirana, V. (2004). Explorando a simetria de reflexão: uma sequência didática no Cabri-Géomètre. Anais do 8º Encontro Nacional de Educação Matemática. ENEM (1-14), Recife: Sociedade Nacional de Educação Matemática.
Shulman, L. S. (1986) Those who understand: the knowledge growth. Teaching, Educational Researcher, p.4-14, fev.
TELES, R. A. M. (2018). Conhecimentos docentes X decisões didáticas: possíveis reflexões no processo de avaliação da aprendizagem. In: VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM), 2018, Ituiutaba, Minas Gerais. Anais do VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM). Ituiutaba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Minas Gerais, 2018. v. único. p. 1-10.
Weyl, H. (1997) Simetria. Trad. Victor Baranauskas. São Paulo: Edusp.