Conhecimentos do conteúdo específico mobilizados por estudantes de Pedagogia sobre simetria

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202004

Resumen

Neste artigo, tomando como aporte as categorias de conhecimento docente de Shulman (1986), são analisados conhecimentos do conteúdo específico de estudantes de Pedagogia sobre simetria. Pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, utilizou como instrumento para coleta dos dados três situações-problema envolvendo identificar figuras simétricas; identificar o eixo de simetria e completar figuras simétricas. Os baixos índices de acerto, em todas as questões, indicam que os conhecimentos dos estudantes investigados são ainda insuficientes para trabalhar o conteúdo, mesmo em situações propostas em livros didáticos de matemática dos anos iniciais. Os dados também sinalizam para indícios de conhecimento sobre simetria de reflexão e diferentes posições do eixo, porém ainda insuficientes para resolver situações-problema.  Os resultados obtidos podem fundamentar ações de ensino que impactem positivamente na formação matemática dos Pedagogos, pois o domínio dos conteúdos específicos em diversas áreas do ensino é fundamental para formação e atuação desses profissionais.

 

Palavras-chave: Conhecimento do professor. Simetria. Pedagogia.

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Publicado

2020-03-04

Cómo citar

Santos, L. F., & Teles, R. A. de M. (2020). Conhecimentos do conteúdo específico mobilizados por estudantes de Pedagogia sobre simetria. Pesquisa E Ensino, 1, e202004. https://doi.org/10.37853/pqe.e202004