Um projeto pedagógico na perspectiva da Educação Matemática Crítica com metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202050Abstract
O presente estudo, do tipo bibliográfico, descritivo e propositivo, tem como objetivo, apresentar um projeto pedagógico à luz da educação matemática crítica com o uso de metodologias ativas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Ao problematizar a educação matemática para pessoas jovens, adultas e idosas, identificamos que nesse contexto educacional há necessidade de promover propostas pedagógicas de caráter emancipatórias, onde o uso de metodologias ativas qualifica o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que, o ensino da matemática possibilita formas ativas e participativas de ensinar e aprender, onde os estudantes possam assumir o protagonismo no processo educativo. Ao longo do texto buscamos o diálogo com diferentes autores que tratam da perspectiva educativa aqui desenvolvida. O projeto desenhado, apesar de factível no contexto escolar da EJA, deverá ser implantado e seus resultados analisados em trabalhos posteriores.
Palavras-chave: Educação matemática crítica. Educação de jovens e adultos. Metodologias ativas. Projeto pedagógico.
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