A Educação de Jovens e Adultos em Cordel: o sistema de numeração decimal
DOI:
https://doi.org/10.37853/202106Abstract
Este artigo traz um recorte da dissertação “Literatura de Cordel para o Ensino do Sistema de Numeração Decimal” que teve como objetivo desenvolver uma sequência didática com a Literatura de Cordel para o ensino do sistema de numeração decimal em uma turma da Primeira Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste estudo, apresentaremos fragmentos do teste diagnóstico, do bloco dois das atividades da Unidade um e ao desenvolvimento dos alunos em relação a aprendizagem do conteúdo avaliado na atividade – do pós-teste. Esses dados nos ajudaram a compreender a questão de investigação: “Quais são as contribuições do uso da literatura de cordel para o ensino do sistema de numeração decimal na aprendizagem dos alunos em uma turma da 1ª Fase da EJA? Com o desenvolvimento da sequência didática foi possível constatar uma evolução da turma em relação a aprendizagem do sistema de numeração decimal passando de 75% de acertos no teste inicial para 90% no teste final. Evidenciando assim, o quanto é importante a utilização de novos meios que torne estes alunos protagonistas de sua aprendizagem.
Palavras-chave: Educação de jovens adultos. Educação matemática. Literatura de cordel. Sistema de numeração decimal.
Downloads
References
Borges, C. (2018). Modelagem Matemática para uma aprendizagem significativa na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília. Recuperado em 19 abril 2020, de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm
Lei nº 9.394, de 20 de novembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
Brasil. MEC. (2001). Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento. Brasília. DF.: Ação Educativa.
Flôr, A. (2020). A literatura de cordel para o ensino do sistema de numeração decimal. Dissertação (Mestrado) Educação Cientifica e Matemática - UEMS, Dourados.
Fonseca, M. (2012). Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freitas, M., & Biccas, M. (2009). História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo.: Cortez.
Haddad, S., & Di Pierro, M. (Mai/Jun/Jul/Ago de 2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, p. 25.
Karrer, M. (2006). Articulação entre álgebra linear e geometria: um estudo sobre as transformações lineares na Perspectiva dos registros de representação Semiótica. Tese (Doutorado) Doutorado em educação matemática - PUC/SP, São Paulo. Acesso em 15 de setembro de 2019, disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11068
Lobo Da Costa, N., & Poloni, M. (26 de Junho de 2011). Design based research: uma metodologia para pesquisa em formação. XIII CIAEM-IACME, p. 10.
Morás, N. A. B., Nogueira, C. M. I., & Boscarioli, C. (2021). A transposição didática interna do objeto matemático medidas de tempo por meio de materiais manipuláveis no ensino de surdos na EJA. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202104. https://doi.org/10.37853/202104
Marinho, A., & Pinheiro, H. (2012). O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez.
Moreira, M. A. (2001). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro.
Moreira, M. A. (2014). Teorias de Aprendizagens. São Paulo: EPU.
Ipojuca. Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca. SAEMI – 2014/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 1 (jan./dez. 2014), Juiz de Fora, 2014
Santana, S. (jul-dez de 2014). A literatura de cordel na EJA: um diálogo com diferentes práticas de letramento. Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, 18, 266-280. Acesso em 29 de Abril de 2020, disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31749
Tracanella, A. T., & Bonanno, A. d. (13 a 16 de Julho de 2016). A construção do conceito de números e suas implicações na aprendizagem das operações matemáticas. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 12.