A Educação de Jovens e Adultos em Cordel: o sistema de numeração decimal

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202106

Resumen

Este artigo traz um recorte da dissertação “Literatura de Cordel para o Ensino do Sistema de Numeração Decimal” que teve como objetivo desenvolver uma sequência didática com a Literatura de Cordel para o ensino do sistema de numeração decimal em uma turma da Primeira Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste estudo, apresentaremos fragmentos do teste diagnóstico, do bloco dois das atividades da Unidade um e ao desenvolvimento dos alunos em relação a aprendizagem do conteúdo avaliado na atividade – do pós-teste. Esses dados nos ajudaram a compreender a questão de investigação: “Quais são as contribuições do uso da literatura de cordel para o ensino do sistema de numeração decimal na aprendizagem dos alunos em uma turma da 1ª Fase da EJA? Com o desenvolvimento da sequência didática foi possível constatar uma evolução da turma em relação a aprendizagem do sistema de numeração decimal passando de 75% de acertos no teste inicial para 90% no teste final. Evidenciando assim, o quanto é importante a utilização de novos meios que torne estes alunos protagonistas de sua aprendizagem.

Palavras-chave: Educação de jovens adultos. Educação matemática. Literatura de cordel. Sistema de numeração decimal.

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Publicado

2021-02-23

Cómo citar

Flôr, A. S. ., Alencar, E. . S. de ., & Furtado, A. C. . (2021). A Educação de Jovens e Adultos em Cordel: o sistema de numeração decimal. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202106. https://doi.org/10.37853/202106

Número

Sección

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos