A Etnomodelagem nas pesquisas acadêmicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.841

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as pesquisas acadêmicas que tratam sobre Etnomodelagem. Cabe destacar que Etnomodelagem é entendida aqui como uma abordagem metodológica alternativa, que busca sistematizar os conhecimentos matemáticos de diferentes grupos culturais. Para tanto, foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional por meio de duas etapas: 1) apreensão dos dados, onde foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); 2) significação desses dados, onde foi realizada análise das pesquisas por meio das categorias a priori: questão de pesquisa; referencial teórico das pesquisas; contexto das pesquisas; e resultados das pesquisas. A análise apontou comprovação de que tanto a Modelagem Matemática, Etnomatemática, ou Etnomodelagem, contribuem no processo de aprendizagem, e podem ser usadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de Matemática.

Palavras-chave: Etnomodelagem. Etnomatemática. Modelagem matemática. Mapeamento.

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Published

2021-07-06

How to Cite

Santos, J. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2021). A Etnomodelagem nas pesquisas acadêmicas. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202142. https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.841