A Etnomodelagem nas pesquisas acadêmicas
DOI :
https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.841Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as pesquisas acadêmicas que tratam sobre Etnomodelagem. Cabe destacar que Etnomodelagem é entendida aqui como uma abordagem metodológica alternativa, que busca sistematizar os conhecimentos matemáticos de diferentes grupos culturais. Para tanto, foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional por meio de duas etapas: 1) apreensão dos dados, onde foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); 2) significação desses dados, onde foi realizada análise das pesquisas por meio das categorias a priori: questão de pesquisa; referencial teórico das pesquisas; contexto das pesquisas; e resultados das pesquisas. A análise apontou comprovação de que tanto a Modelagem Matemática, Etnomatemática, ou Etnomodelagem, contribuem no processo de aprendizagem, e podem ser usadas como ferramentas pedagógicas para o ensino de Matemática.
Palavras-chave: Etnomodelagem. Etnomatemática. Modelagem matemática. Mapeamento.
Téléchargements
Références
Almeida, S. P. N. de C. e, & Gomes, M. L. M. (2020). Memórias e Histórias: a formação de professores de Matemática em Montes Claros – MG (1960-1990). Pesquisa E Ensino, 1, e202009. https://doi.org/10.37853/pqe.e202009
Altenburg, G. S. (2017). Contextualizando cultura e tecnologias: um estudo etnomatemático articulado ao ensino de geometria. 102f. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS
Arruda, S. M. et al. (2004). Da aprendizagem significativa à aprendizagem satisfatória na educação em ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, p. 194-223, ago. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6432/5948. Acesso em: jan.2021.
Bassanezi, R. C. (2010). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3. ed., 2. reimpr. São Paulo: Contexto.
Bogdan, R. C. & Biklen, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora.
Biembengut, M.S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.
Biembengut, M. S. (2016). Modelagem Matemática na Educação e na Ciência. São Paulo: Editora da Física.
Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF.
Brasil. (2017). Base nacional comum curricular. 3. versão. Brasília: MEC.
Cortes, D. P. O. (2017). Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
D’Abrosio, U. (2001). Etnomatemática – o elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica.
Kishimoto, T. M. (1994). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortês.
Madruga, Z. & Breda, A. (2017). Mapeamento de produções recentes sobre modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 1, p. 67-81, 22 jul.
Oliveira, J. D. & Madruga, Z. E. F. (2019). A Modelagem Matemática implícita em pesquisas brasileiras que abordam ensino e aprendizagem de cálculo diferencial integral. Revista Dynamis, v. 25, n. 2.
Reges, A. M. M. (2013). O ensino da geometria com enfoque na etnomodelagem. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró.
Rosa, M. & Orey, D. C. (2012). O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 04, p. 865-879, out./dez.
Rosa, M. & Orey, D. C. (2017). Etnomodelagem: arte de traduzir prática matemática locais. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Silva, J. T., & da Silva, I. M. (2020). Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de Ciências. Pesquisa E Ensino, 1, e202021. https://doi.org/10.37853/pqe.e202021
Soares, R. B. (2018). Modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento das competências em modelagem matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em uma prática esportiva. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
Sonego, G. V. (2009). As contribuições da etnomodelagem matemática no estudo da geometria. 2009. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.