As didáticas na formação de professores para a educação básica: perspectivas dos licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.956Abstract
As didáticas são disciplinas teórico-práticas fundamentais na formação dos futuros professores para atuarem na escola básica, contexto complexo e que tem exigido cada vez mais a formação de profissionais críticos, reflexivos e conscientes de seu papel
na transformação da realidade. Este artigo é recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada entre 2017 e 2020 e objetiva discutir as percepções de licenciandos sobre o papel das didáticas na sua formação. A pesquisa de abordagem qualitativa usou
informações obtidas de grupos focais com estudantes dos cursos: Matemática, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras - Língua Portuguesa e Educação Física. Das análises apreende-se que para os estudantes, a formação didática deve primar pela
articulação com a escola; pela relação teoria-prática e pelo tratamento de conhecimentos científicos do campo epistemológico dos cursos de licenciatura.
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