Cibercultura, educação e ensino: analisando a presença da cultura digital no livro didático de língua portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.998

Abstract

A cibercultura é um fenômeno que surge a partir do desenvolvimento tecnológico da sociedade contemporânea e está presente em vários aspectos da vida, sendo fundamental para a economia, a cultura, a política e a educação. Nessa perspectiva, este texto discute os resultados de uma pesquisa realizada no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) dos Anos Finais do Ensino Fundamental II, evidenciando os aspectos de ensino, abordagem e metodologias utilizadas em relação à cultura digital no material Trilhas Sistema de Ensino da Editora FTD. O corpus de análise constituiu-se de 4 (quatro) módulos do LDLP do 9º ano, adotando-se como metodologia a Análise Documental, método que consiste em analisar e interpretar documentos de variados tipos. Chegou-se à conclusão de que a cibercultura tem importantes implicações para a educação, que pode ser transformada por meio do uso das tecnologias digitais, pois traz novas formas de acesso, produção e disseminação de informações. Em relação ao Livro Didático, observou-se que há uma preocupação da Editora FTD no enfoque da cultura digital e da cibercultura em seu material, ao abordar as práticas de linguagem do ambiente, os gêneros digitais, as discussões sobre o uso, as potencialidades e os limites das tecnologias digitais e da internet, assim como propostas de produções que favorecem o letramento digital dos/as estudantes.

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Published

2024-01-15

How to Cite

Santos, I. A. dos, & Sousa, D. D. de C. (2024). Cibercultura, educação e ensino: analisando a presença da cultura digital no livro didático de língua portuguesa. Pesquisa E Ensino, 4(1). https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.998