Aprendizagem colaborativa do inglês como língua adicional em Moçambique: uso de tarefas colaborativas para o desenvolvimento da fluência verbal em estudantes de turmas numerosas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1002

Resumen

presente artigo visa a compreender o papel das tarefas colaborativas no desenvolvimento da fluência verbal em inglês em uma turma numerosa de uma escola secundária na cidade de Nampula, Moçambique. Em particular, pretendemos testar uma tarefa colaborativa denominada ‘chegando a um consenso’, através da técnica 1/2/6, incorporando fases de trabalho individual, em pares e grupos, realizada por quatro alunos da referida escola. O estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de um teste de fluência e entrevista semiestruturada dirigida ao professor e aos alunos. Os resultados mostram que o uso de tarefas colaborativas aumenta exponencialmente a quantidade de palavras proferidas e contribui para a redução de palavras repetidas e das pausas por minuto. Mais importante ainda, melhora as quatro competências comunicativas, em particular a estratégica, no que tange ao preenchimento das pausas com recurso às estratégias compensatórias para iniciar, terminar, manter, corrigir e redirecionar a comunicação.

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Publicado

2024-01-15

Cómo citar

Canda, S. C., & Figueiredo, F. J. Q. de. (2024). Aprendizagem colaborativa do inglês como língua adicional em Moçambique: uso de tarefas colaborativas para o desenvolvimento da fluência verbal em estudantes de turmas numerosas. Pesquisa E Ensino, 4(1). https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1002