Educação para a cidadania global e ensino de língua inglesa: uma sequência didática a partir do ODS 16

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1003

Resumen

Este estudo, de natureza qualitativa, examina o papel do inglês como língua adicional (ILA) no contexto educacional contemporâneo, em meio ao crescente interesse pelo aprendizado de idiomas. Em consonância com o debate sobre a educação para a cidadania global, discute-se as potencialidades do ILA para a formação intercultural e o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos jovens. Tendo em mente a integração do ILA como um componente disciplinar, a discussão teórica é ilustrada por meio de uma sequência didática alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, evidenciando que é possível fomentar o agir pela linguagem para potencializar o sentimento de pertencimento cidadão dos estudantes, ao mesmo tempo em que aprendem um novo idioma. O estudo reforça a proposição de que o ensino do ILA deve ser pensado de forma crítica, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e justa.

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Publicado

2024-01-15

Cómo citar

Bertoglio, L., & Sturm, L. (2024). Educação para a cidadania global e ensino de língua inglesa: uma sequência didática a partir do ODS 16. Pesquisa E Ensino, 4(1). https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1003