O (multi)letramento literário no ensino de literatura de língua espanhola no ambiente virtual de aprendizagem

Autores/as

  • Patricia Neyra

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1008

Resumen

Pesquisamos o ensino de literatura de língua espanhola na Educação a Distância (EaD). O objetivo é identificar aspectos característicos do (multi)letramento literário e elementos que propiciem a interação e a interatividade no ambiente virtual. A pesquisa está inserida na Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e fundamenta-se nas concepções de língua(gem) (Bakhtin/Volochinov, 2004), gêneros discursivos (Marcuschi, 2003), hipertexto (Santaella, 2004), letramento(s) (Soares 2012; Kleiman, 1995), letramento literário (Cosson, 2015; 2018; 2020), multiletramentos (Rojo; Moura, 2019), leitura (Orlandi, 2002; Souto Maior, 2020), literatura (CompagnoN, 2003) e EaD (Moore; Kreasley, 2004). Os dados foram gerados do Moodle, de uma disciplina de Literatura de língua espanhola 1, do curso de Letras Espanhol EaD da Universidade Federal de Alagoas. O resultado aponta um ensino de literatura voltado para um letramento literário acadêmico, fundamentado na leitura interpretativa. O ensino acontece em um ambiente virtual no qual predominam atividades que propiciam a interação e a interatividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

2024-01-15

Cómo citar

Neyra, P. (2024). O (multi)letramento literário no ensino de literatura de língua espanhola no ambiente virtual de aprendizagem. Pesquisa E Ensino, 4(1). https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1008