A teoria da experiência em John Dewey: contribuições e contradições

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202018

Resumen

O artigo aborda o pensamento de John Dewey (1859-1952), educador e filósofo norte-americano do século XX, destacando suas contribuições e contradições. De abordagem eminentemente qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, definindo-se, quanto ao seu objetivo, como uma pesquisa explicativa. Nesse sentido, revisita as obras do autor, bem como críticos e defensores de sua filosofia, para tecer uma imagem de conjuntura de sua pedagogia no meio acadêmico. Situa a obra do autor a partir de duas dimensões: o tríptico histórico do século XX e a concepção de ideia pedagógica que faz jus à teoria de Dewey. Conclui-se que a obra de John Dewey (1859-1952) apresenta posicionamentos e conceitos para compreensão da relação escola e sociedade na medida em que fundamenta uma perspectiva processual de experiência, entretanto, sua aplicação encontra limites em contradições conjunturais e estruturais.

 

Palavras-chave: Continuum experiencial. Educação progressiva. Escola tradicional. Pesquisa bibliográfica.

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Costa, A. G., & Monte, A. L. L. do C. (2020). A teoria da experiência em John Dewey: contribuições e contradições. Pesquisa E Ensino, 1, e202018. https://doi.org/10.37853/pqe.e202018