A teoria da experiência em John Dewey: contribuições e contradições
DOI :
https://doi.org/10.37853/pqe.e202018Résumé
O artigo aborda o pensamento de John Dewey (1859-1952), educador e filósofo norte-americano do século XX, destacando suas contribuições e contradições. De abordagem eminentemente qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, definindo-se, quanto ao seu objetivo, como uma pesquisa explicativa. Nesse sentido, revisita as obras do autor, bem como críticos e defensores de sua filosofia, para tecer uma imagem de conjuntura de sua pedagogia no meio acadêmico. Situa a obra do autor a partir de duas dimensões: o tríptico histórico do século XX e a concepção de ideia pedagógica que faz jus à teoria de Dewey. Conclui-se que a obra de John Dewey (1859-1952) apresenta posicionamentos e conceitos para compreensão da relação escola e sociedade na medida em que fundamenta uma perspectiva processual de experiência, entretanto, sua aplicação encontra limites em contradições conjunturais e estruturais.
Palavras-chave: Continuum experiencial. Educação progressiva. Escola tradicional. Pesquisa bibliográfica.
Téléchargements
Références
Cunha, M. V. (2001). John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Revista Brasileira de Educação, (17), 86-99. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200007.
Darling-Hammond, L. (2010). Experiência e educação: implicações para o ensino e a educação atuais. In: Dewey, J. Experiência e educação. (pp. 128-146). Rio de Janeiro: Vozes.
Dewey, J. (1978). Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos.
Dewey, J. (1979). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional.
Dewey, J. (1980). Os pensadores – Dewey. São Paulo: Abril Cultural.
Dewey, J. (2010a). Experiência e educação. Rio de Janeiro: Vozes.
Dewey, J. (2010b). A arte como experiência. São Paulo: Editora Martins.
Franco, M. A. D. R. (2012). Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez Editora.
Freitas, M. C. de. & Biccas, M. S. (2009). História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas.
Hobsbawn, E. (1991). Era dos extremos: o Breve Século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. Das Letras.
Lessard, C. & Carpentier, A. (2016). Políticas educativas: a aplicação na prática. Rio de Janeiro: Vozes.
Saviani, D. (2013). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (1999). Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados.
Teitelbaum, K. & Apple, M. (2001). Dewey, John. Currículo sem Fronteiras, v. 1, pp. 194–201. http://www.curriculosemfronteiras.org/classicos/teiapple.pdf.
Westbrook, R. B. & Teixeira, A. (2010). John Dewey. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.
Westbrook, R. B. (2010). John Dewey (1859 - 1952). In: Westbrook, R. B. & Teixeira, A. (2010). John Dewey. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.