Programa de Educação Tutorial como coletivo de autorreflexão na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.37853/pqe.e202019Resumen
A formação de professores no Brasil tem assumido, desde início dos anos 2000, a tendência da Investigação-Ação. Assim, temos como objetivo compreender o papel da reflexão no processo de Investigação-Ação como via para a aprendizagem no decorrer das experiências de formação inicial de professores de Ciências. Desta forma, analisamos e categorizamos por meio de análise temática de conteúdos os diários de formação de licenciandos da área de Ciências, participantes de Programa de Educação Tutorial (PETCiências). As categorias de análise foram definidas seguindo três eixos temáticos: i) níveis de reflexão, ii) tipos de reflexão e iii) conteúdo da reflexão. No estudo, evidenciamos o papel do diário de formação na formação inicial, trazendo oportunidades aos sujeitos que refletem sobre si mesmos por meio do processo formativo Investigação-Formação-Ação, sendo essa uma construção que se faz no coletivo que auxilia no desenvolvimento critico, autorreflexivo e agrega qualidade ao desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: Reflexão crítica. Narrativas. Diário de formação. Investigação-formação-ação.
Descargas
Citas
Alarcão, I. (2010). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo: Cortez.
Boszko. C. & Güllich, R. I. C. (2014). Investigação-ação: o potencial das narrativas como instrumento na formação continuada. In: Anais do IIISINTEC, 2014, Rio Grande - RS. São Leopoldo: Casa Leiria.
Bremm, D. & Güllich, R. (2018). Dos cheiros às memórias da escola: Formação e docência em Ciências Biológicas. Contexto & Educação, 33(106), 254-270.
Carr, W. & Kemmis, S. (1988). Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca.
Domingues, G. S. (2007). Concepções de investigação-ação na formação inicial de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.
Gauthier, C. (2006). Por uma outra pedagogía: pesquisas contemporáneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ.
Güllich, R. I. C. (2013) Investigação-Formação-Ação em Ciências: Um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Prismas/Appris.
Güllich, R. I. da C. (2012). O livro didático, o professor e o ensino de ciências : um processo de investigação-formação-ação. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. Ijuí.
Herreras, E.B. (2004) La docencia a través de la investigación-acción. Revista Iberoamericana de Educación. España, 35(1), 1-9.
Imbernón, F. (2010). Formação continuada de Professores. Porto Alegre: Artimed.
Kierepka, J. S. N. & Güllich, R. I. da C. (2017). Refletindo sobre a formação de professores: o processo investigativo/reflexivo como propulsor da constituição docente. RELECS. v. 1, n. 1, p. 117-127, jan.-mar.
Leite, S. A. da S. (2012). Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em psicologia, vol. 20, núm. 2. 2012. Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, Brasil.
Lüdke, M. & André, M. E. D. A. (2001). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Maldaner, O. Zanon, L. & Auth, A. M. (2006). Pesquisa sobre educação em Ciências e formação de professores. In: Santos, F. M. T. & Greca, I. M. (orgs.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 2006. P. 49-88. São Paulo: EPU.
Marcelo, C. G. (1992). A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. 1992. In: Nóvoa, A. Os professores e a sua formação. (2. ed.) Portugal: Ed. Porto.
Mattos, K. R. (2018). Investigação-Formação-Ação em Ciências: Um caminho para reconstruir a relação entre Livro Didático, o Professor e o Ensino. Revista Insignare Sciencia. Vol. 1, n.3. Set./Dez.
MEC. Ministério da Educação. (2020). Secretaria da Educação Superior. Programa de Educação Tutorial-PET. Retirado em 04 de maio de 2020, disponível em:
Monteiro, M. A. (2006). O autoconceito e a escolha profissional. Fórum Internacional Integrado de Cidadania. Santo Ângelo. 2006. Retirado em 10 de dezembro, 2010, disponível em:
http://www.urisan.tche.br/~forumcidadania/pdf/O_AUTOCONCEITO_E_A_ESCOLHA_PROFISSIONAL.pdf
Pimenta, S. G. (2005). Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e pesquisa. São Paulo, v.31, n.3. p.521-539, set-dez, 2005. Retirado em 04 de maio de 2020, disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022005000300013&script=sci_abstract&tlng=pt
Porlán, R. & Martín, J. (2001). El diário del profesor: um recurso para investigación em el aula. Díada: Sevilla.
Rodrigues, P. M. L; Lima, W. S. R. & Viana, M. A. P. (2017). A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Revista Saberes Docentes em Ação. v.03, n.01.
Rosa, M. I. P. & Schnetzler, R.P. (2003). A investigação-ação na formação continuada de professores de Ciências. Ciência & Educação. v.9, n.1, p.27-39.